Home » , , , , » Professor e intérprete de Libras Ozivan Perdigão Santos, relança obra em Florianópolis no mês de outubro

Professor e intérprete de Libras Ozivan Perdigão Santos, relança obra em Florianópolis no mês de outubro

Por: J. B. Novare Em: 07/09/2017

Com primeiro lançamento ocorrido em agosto na cidade de Bacabal (MA), O livro “Interpretação de Libras: Retextualizando Sinalizações de um Professor Surdo”, do professor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais – Libras, Ozivan Perdigão Santos, terá novo lançamento no mês de outubro. Desta vez, a obra será apresentada no dia 11 de outubro, a partir das 15:30h no campus da UFSC em Florianópolis (SC). O lançamento acontecerá durante a International Conference of Sign Language Users - SIGN8, que será realizada entre os dias 9 a 12 de outubro de 2017.

Na obra, o autor descreve como se dá o processo da interpretação de Libras para a Língua Portuguesa oral e os efeitos discursivos provocados por tal ação, lançando um novo olhar a respeito da tradução e da interpretação de Libras, buscando apresentar novos aspectos acerca desse processo, tendo como foco a retextualização. Também aborda um pouco a respeito da história da Tradução/Interpretação de Libras, e destaca o papel do intérprete de Libras na educação de surdos. Ozivan apresenta apresenta também, por meio de um vídeo, uma narrativa sinalizada contando partes da história de vida de um professor surdo. A filmagem foi entregue a seis intérpretes de Libras para serem trasladadas para a língua portuguesa em sua modalidade oral.

Objetivando mostrar a interpretação de uma língua visual gestual para uma língua oral-auditiva de uma maneira bem clara e simples, a obra demonstra como se dão as mudanças linguísticas, textuais e discursivas durante os processos interpretativos. Desse modo, o autor também aponta as diferenças entre a tradução e a interpretação, tendo como ponto de partida a área científica dos Estudos de Tradução, que aborda diversas vertentes e cosmovisões tradutórias por meio das linguagens, buscando também despertar percursos e vivências em meio à Libras.
“Interpretação de Libras: Retextualizando Sinalizações de um Professor Surdo” é fruto da pesquisa de mestrado, realizada pelo autor, a partir da percepção da carência de poucas literaturas na área, abordando o processo de interpretação de Libras. A obra possui cerca de 97 páginas, foi publicada pela Editora Appris e estará à venda por R$ 46, 00 (físico) no site da editora (Aqui), além de ser encontrado também no formato digital (e-book).

Ozivan Perdigão Santos mora na cidade de Belém, no estado do Pará. É professor efetivo de Ensino Religioso, por meio da Secretaria de Educação e Cultura do Pará – SEDUC, Mestre em Educação pela UEPA, e professor efetivo do curso de Licenciatura Plena em Letras/Língua Brasileira de Sinais – Libras, da Universidade do Estado do Pará – UEPA. É Mestre em Educação pela UEPA, Licenciado em Ciências da Religião (UEPA) e Bacharel em Letras/Libras (UFSC). Também é intérprete de Libras. Suas publicações são mais em livros com artigos científicos que abordam a Educação de Surdos e os estudos de Libras.

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar

Nossos Parceiros