Home » , , , , » Interpretação de Libras é tema em obra a ser lançada em agosto, no campus da UFMA em Bacabal - MA

Interpretação de Libras é tema em obra a ser lançada em agosto, no campus da UFMA em Bacabal - MA

Por: J. B. Novare Em: 24/07/2017

O professor e intérprete de Libras, Ozivan Perdigão Santos, lançará no próximo mês (agosto) o livro “Interpretação de Libras: Retextualizando Sinalizações de Um Professor Surdo” no campus da UFMA de Bacabal - MA. A obra trata-se de como se dá o processo da interpretação de Libras para a Língua portuguesa oral, e os efeitos discursivos provocados por tal ação. A sessão de lançamento ocorrerá no dia 24 de agosto, às 18:30h, durante o I Congresso Internacional de Linguística, que acontecerá entre os dias 23 e 25.

A obra lança um novo olhar a respeito da tradução e da interpretação de Língua Brasileira de Sinais (Libras), buscando apresentar novos aspectos acerca desse processo, tendo como foco a retextualização. O autor apresenta, por meio de um vídeo, uma narrativa sinalizada contando partes da história de vida de um professor surdo. A filmagem foi entregue a seis intérpretes de Libras para serem trasladadas para a língua portuguesa em sua modalidade oral.

O projeto objetiva mostrar a interpretação de uma língua visual gestual para uma língua oral-auditiva de uma maneira bem clara e direta, além de demonstrar como se dão as mudanças linguísticas, textuais e discursivas durante os processos interpretativos. Desse modo, o autor também aponta as diferenças entre a tradução e a interpretação, tendo como ponto de partida a área científica dos Estudos de Tradução, que aborda diversas vertentes e cosmovisões tradutórias por meio das linguagens, buscando também despertar percursos e vivências em meio à Libra.

O livro é fruto da pesquisa de mestrado, realizada por Ozivan. E o motivo que o levou a esse tema veio da carência de poucas literaturas na área, que abordem o processo de interpretação de Libras. A obra possui cerca de 97 páginas e foi publicada pela Editora Appris. Estará à venda por R$ 46, 00 (físico) no site da editora (Aqui), além de ser encontrado também no formato digital (e-book).

Ozivan Perdigão Santos mora na cidade de Belém, estado do Pará. É professor efetivo de Ensino Religioso, por meio da Secretaria de Educação e Cultura do Pará – SEDUC, e professor efetivo do curso de Licenciatura Plena em Letras/Língua Brasileira de Sinais – Libras, da Universidade do Estado do Pará – UEPA. É Mestre em Educação pela UEPA, Licenciado em Ciências da Religião (UEPA) e Bacharel em Letras/Libras (UFSC). Também é intérprete (tradutor de Libras). Suas publicações são mais em livros com artigos científicos da área de Libras.

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar

Nossos Parceiros

Publicidade/Livraria Parceira