Home » , , , , , » Concurso “Novos Poetas Maranhenses 2017” abre inscrições nesta sexta-feira, dia 28 de julho

Concurso “Novos Poetas Maranhenses 2017” abre inscrições nesta sexta-feira, dia 28 de julho

Por: J. B. Novare Em: 27/07/2017

A Associação Maranhense de Escritores Independentes (AMEI) anunciou, por meio de sua página, o concurso “AMEI - Novos Poetas Maranhenses 2017 – Prêmio Gonçalves Dias”, que marcará o Dia Estadual da Poesia, instituído pela Lei Estadual 10.545/2016, a ser comemorado no dia 10 de agosto. As inscrições serão abertas nesta sexta-feira, dia 28 de julho, e vão até o dia 6 de agosto, pelo site da instituição (www.ameiosfl.org/concurso). A final do concurso está marcada para o dia 10 de agosto, na Livraria e Espaço Cultural AMEI, no São Luís Shopping, a partir das 16:30h.

O concurso integra a programação da 1ª Semana Maranhense de Literatura, realizada numa parceria entre a Associação Maranhense de Escritores Independentes (AMEI), a Federação das Academias de Letras do Maranhão (FALMA) e a Academia Ludovisense de Letras (ALL). A data do evento também lembra o nascimento do conceituado poeta maranhense Gonçalves Dias, o dia da fundação da Academia Maranhense de Letras e da Academia Ludovicense de Letras.

O tema é livre e podem participar do concurso, com texto em língua portuguesa, todos os maranhenses ou residentes no estado, maiores de 16 anos. Cada participante pode inscrever-se com até dois poemas de sua autoria. Desde que sejam inéditos, ou seja, que ainda não foram publicados em livro. Os textos devem ser enviados através do site da AMEI, identificando o nome completo do participante, endereço residencial completo, CPF, telefone, e-mail, título(s) e texto(s) do(s) poema(s). À comissão julgadora e aos membros da diretoria das entidades participantes, está vetada a participação no certame.

As inscrições serão gratuitas. Cada poema não deve exceder o limite duas laudas, sendo que uma lauda equivale a 2.100 caráteres com espaços e serão automaticamente eliminados os textos que desrespeitem aos direitos humanos e contenham discriminação e preconceitos étnicos, sexuais, religiosos ou político-partidários, injúrias e racismo. Será classificado apenas um poema de cada participante.

A Comissão Julgadora será composta por três membros com amplo conhecimento e experiência em Literatura, sendo um represente da AML, um da ALL e o outro representando a AMEI. Os julgadores terão total autonomia, que será regido pelos princípios da originalidade e linguagem poética, originalidade, riqueza de significação, ritmo, sonoridade e propriedade imagética, correção gramatical e domínio de linguagem.

Os autores dos cinco melhores textos serão informados até dia 8 de agosto para se apresentarem na final, que ocorrerá na Livraria e Espaço Cultural AMEI (São Luís Shopping) das 16h30 até às 18h30. E os poemas selecionados serão apresentados ao público presente por um artista declamador. O poeta vencedor do concurso receberá um cheque no valor de R$ 1.000,00 (um mil reais), que será entregue no dia do evento, numa parceria com o Deputado Estadual Adriano Sarney, proponente da que estipulou a comemoração do Dia Estadual da Poesia.

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar

Nossos Parceiros

Publicidade/Livraria Parceira