Home » , , , , , » Subtileza - Anderson Lima

Subtileza - Anderson Lima

Por: Anderson Lima Em: 28/01/2017


Abençoados sejam os lábios que se abrem para sorrir. A beleza que desnuda e encanta a alma da gente. Os momentos de pura alegria que passam longe da sombra da indiferença e da desconfiança. Os sinceros diálogos que acontecem a partir da linguagem do coração. Os intempestivos acontecimentos que desabotoam o terno da nossa rotina e nos deixam mais leves. Abençoada seja a subtileza das pessoas gentis que com um simples sorriso nos levam ao céu.

O poeta gaúcho, Mário Quintana, em um de seus poemas diz-nos assim: “Existe apenas uma idade para sermos felizes, apenas uma época da vida de cada pessoa em que é possível sonhar, fazer planos e ter energia suficiente para os realizar [...] Tempo de entusiasmo e coragem em que toda a disposição de tentar algo de novo e de novo quantas vezes for preciso. Essa idade tão fugaz na nossa vida chama-se presente e tem a duração do instante que passa.”

O sorriso deve permanecer em nossos lábios mesmo quando a dor parecer maior e sem fim, quando os ventos exigirem soprar ao contrário de nossos planos e a neblina ofuscar nossos olhos, tirar o brilho. Sorrir, mesmo quando a gelidez das incertezas petrificarem nossos sonhos e nada parecer possível. O sorriso, assim como, os pequenos gestos de gentileza é a senha desbloqueadora, a vassoura que limpa todos os fragmentos pontiagudos que ferem a alma e que nos deixam tristes e vazios. Acredito que a felicidade é possível, que não existe só desencontros e traições, mas ternura, amizade, compaixão, sensibilidade e delicadeza. Somos marcados pelo contraste, entre alegrias, descobertas, decepções, buscas, doçuras e amarguras.

Lembro-me das poéticas palavras de Cora Coralina: “ Não sei se a vida é curta ou longa demais para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas”. Como Coralina, acredito que nossa vida é marcada por presenças que são pura manifestação do amor de Deus. Pessoas que trazem nos olhos e nos lábios o brilho da paz, pois existem alguns sorrisos que nos dizem muito sem precisar de palavra alguma. Assim como, há pensamentos que parecem traduzir o que a gente acredita como verdade de vida. Penso que a presença das pessoas que amamos é semelhante a uma brisa paradisíaca, traz paz, serenidade, felicidade. Pessoas amáveis e gentis não tocam apenas nossa essência física, mas sobretudo, nossa alma, nossa mente e coração, são almas perfumadas.

Admiráveis são as pessoas que nos conhecem bem, desvelados, e ainda assim nos amam. Permanecem! Falo daquelas que a gente tem vontade de estar junto o tempo todo. Aquelas pessoas que não têm seus nomes nas revistas, ou estampados em outdoor´s, mas que merecem todo reconhecimento do mundo por decidirem fazer diferença nada vida dos outros. Que não riem dos nossos sonhos, por mais bobos que pareçam. Essas pessoas encantadoras, mesmo sendo cheias de defeitos, ou talvez por causa deles sabem facilmente sorrir e abraçar.

Assim sendo, existem pessoas que Deus coloca em nossa vida só pra nos dá paz. Que nos empurram para o melhor de nós, que nos devolvem a nós mesmos, que nos estimulam ao caminho do bem. Pessoas que são sorriso em dia de chuva, que nos sustentam quando estamos vazios. Pessoas que são abraços, mesmo estando do outro lado do mundo e, nos dão a certeza de que tudo ficará bem. Essas pessoas emprestam seus corações pra gente morar, envolvem-nos de afabilidade, de luz e pintam nossos dias cinzas de cores e pensamentos bonitos. Pessoas que nos fortalecem na fé e florescem nossa alma de esperança. São pessoas que merecem o que de mais bonito a vida tem a oferecer.

Agora, convido você, meu caro leitor e amigo, a fazer uma pequena reflexão sobre sua vida, mas sobretudo, a repensar suas relações interpessoais. Como você tem gerenciado os dissabores, as brigas, os ciúmes? Você tem lembrado de sorrir para as pessoas? Reflita! Desejo que você elabore maneiras criativas para gerenciar as angústias e decepções que as muitas relações desagradáveis deixaram em seu coração. Sorria e seja leve!

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar

Nossos Parceiros

Publicidade/Livraria Parceira