Foto: Eric Queiroz |
Com imagens do fotógrafo Gabriel Flores, o livro oferece uma imersão visual e analítica sobre a região das Guianas, um complexo regional formado por Guiana Francesa (França), Suriname, República da Guiana e partes da Venezuela e Brasil. Além da diversidade de países, a região é delimitada pelos importantes rios Orinoco e Amazonas, formando um território da Amazônia ainda pouco explorada pelas ciências humanas.
Com sete anos de expedições e pesquisas, o livro documenta as interações fronteiriças, as tradições e singularidades dessas sociedades. Com essa obra, o leitor poderá conhecer a região das Guianas em detalhes, mesmo que ainda não tenha ido lá, por meio de imagens e textos que revelam suas dinâmicas e sua importância no contexto global, sul-americano e amazônico.
O lançamento do livro, ocorrido no último dia 20 de dezembro no auditório Campos do Laguinho – Sebrae, em Amapá/AP, contou com a presença de diversas personalidades da cultura, incluindo o músico Nonato Leal e o poeta Joãzinho Gomes. A obra foi elogiada por sua abordagem detalhada e visual. Segundo Clícia Vieira Di Miceli, a obra é uma celebração da história e da cultura amazônica, destacando a importância de preservar a floresta e respeitar as demandas dos povos tradicionais.
“Região das Guianas: Território, História e Cultura” é mais do que um simples livro; é um legado para a literatura amapaense e uma contribuição valiosa para o entendimento das relações internacionais e da biodiversidade da Amazônia. A obra promete ser uma referência importante para pesquisadores, estudantes e todos aqueles interessados na história e cultura da região.
Clícia Vieira Di Miceli é geógrafa formada pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e atua como professora efetiva na Secretaria Estadual de Educação do Amapá (SEED). É mestra em Estudos de Fronteira pelo Programa de Pós-graduação em Estudos de Fronteira (PPGEF) da UNIFAP. É produtora cultural, atualmente se dedicando à política cultural na gestão pública do estado do Amapá. Entre suas produções, destaca-se o documentário InterAMAZÔNIAS - uma fronteira musical, que aborda a relação entre a Guiana Francesa e o Amapá por meio da música.
Gutemberg de Vilhena Silva é geógrafo e docente do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), atuando no colegiado de Relações Internacionais. Atuando nos programas de pós-graduação: Mestrado Profissiônal em Estudos Fronteiriços (PPGEF-UNIFAP), Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT-UNIFAP) e Doutorado em Políticas Públicas na Universidade Estadual do Ceará (PPGPP-UECE). É bolsista de produtividade tecnológica do CNPq e coordena o Grupo de Pesquisa Políticas Territoriais e Desenvolvimento.
Foto: Eric Queiroz |