Home » , , , , » Escola José Salim Trabulsi promove I Café Literário “Sabores da Leitura”, em Vargem Grande (MA)

Escola José Salim Trabulsi promove I Café Literário “Sabores da Leitura”, em Vargem Grande (MA)

Por: J. B. Novare Em: 25/09/2019

Realizado nesta última terça-feira (24) no Centro de Formação do Professor Elizabeth Fricker, o I Café Literário “Sabores da Leitura”, promovido pela escola municipal José Salim Trabulsi, de Vargem Grande (MA), é parte de um projeto literário de incetivo, promoção e difusão da literatura, estimulando a leitura e a escrita no Ensino Fundamental (2ª Etapa). O evento contou com a presença e a participação de professores e dos alunos da escola, que fizeram declamações de poemas, leituras de contos, apresentações teatrais, resenhas de livros lidos e músicas. Educadores, autoridades locais, pais de alunos e convidados especiais também estiveram presentes. O momento encerrou-se com um coquetel.

O projeto Café Literário visa apresentar aos discentes propostas de leitura e escrita feitas com prazer, incentivando a fruição do momento no qual ocorrem essas ações. A ideia inicial é que o evento ocorra anualmente a cada mês de setembro, promovendo o hábito da leitura de diferentes gêneros literários, levando o discente a exercitar sua competência leitora na escolha do texto e na leitura silenciosa e ativar e potencializar sua capacidade de expressão na leitura em voz alta. Além de incentivá-lo a realização de pesquisas literárias e à sua fruição.

O nome “Café Literário” surgiu por ser um evento que evidencia práticas de leitura em voz alta e produção textual, em um momento de descontração com alimentos e bebidas trazidas pelos docentes e pelos discentes e demais membros da comunidade escolar, em um momento de partilha intelectual e gastronômica, objetivando associar a prática da leitura a algo prazeroso.

A criação do projeto surgiu a partir da constatação da falta do hábito de leitura da maioria dos discentes, trazendo como consequências dificuldades na organização das ideias e empecilhos na hora da produção escrita. E durante toda sua execução até o ato concreto com a realização do encontro, o projeto incentivou a leitura de mais de 100 livros, contemplou pesquisas e estudos, ensaios cênicos e musicais, além da preparação dos alunos para a participação no evento, que alcançou as suas expectativas.

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar

Nossos Parceiros