Home » , , , , , , » Em infantojuvenil, autor aborda vários temas por meio de personagem cheia de curiosidades e interesse pelo conhecimento

Em infantojuvenil, autor aborda vários temas por meio de personagem cheia de curiosidades e interesse pelo conhecimento

Por: J. B. Novare Em: 15/01/2019

Com uma história cuja personagem ganha o mesmo nome da filha, o escritor paulista André Wagner Rodrigues vem se destacando no cenário nacional com o livro de literatura infantojuvenil “Sofia, A Menina Que Gosta de Filosofar”. O livro traz a menina Sofia, de treze anos, que adora perguntar sobre tudo. Com um incansável interesse pelo conhecimento e inegável prazer de viver, a garota adora aprender e faz dessa prática algo natural e muito divertido. O livro foi publicado pela Editora Uirapuru com 72 páginas.

É por meio de diálogos e reflexões que estabelece com os pais, parentes e amigos que Sofia traz à tona, discussões bastante interessantes sobre temas como: a descoberta do amor na adolescência; o ensino escolar tradicional; a vida após a morte; os limites da Liberdade; ideologia e alienação; questões de gênero; e até mesmo sobre a corrupção, tema bastante presente em nossos dias. As questões suscitadas por Sofia não se esgotam aí e conduzem-na a caminhos cada vez mais instigantes que nos atraem e também nos emocionam.

Com muita doçura e leveza, Sofia, a menina que gosta de filosofar, vai transformando o lugar por onde passa e a todos com quem convive, como bem ressalta o narrador dessa história: “Tenho certeza de que saber tudo isso só leva Sofia a novas investigações e novos desafios que, cada vez mais, demonstram que o saber é o que dá sentido à vida”. O livro custa cerca de R$ 25,00 sob encomenda pelo telefone +5511944028448 ou pelo e-mail andrewunesp@gmail.com. Uma resenha sobre a obra feita por pesquisadores da UFSM (Univ. Federal de Santa Maria), especializada em Ensino de Filosofia, está disponível no link https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/29990.

“Acredito que a leitura deveria ser mais incentivada em nosso país, por isso, pensava em escrever textos mais acessíveis e envolventes que pudessem alcançar jovens e adultos. Essa é minha forma de contribuir para a formação de pessoas mais reflexivas, críticas e criativas...”, relata o autor.

Pai de uma menina chamada Sofia, que tem o mesmo nome da personagem do livro, André Wagner Rodrigues nasceu em São Paulo, mas viveu sua infância e adolescência na cidade de Osasco (SP). É Historiador pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e doutorando em Educação pela Uninove. Já lecionou em escolas públicas estaduais e municipais, e há dez anos trabalha com a formação de professores em universidades privadas de São Paulo.

Em 2014 recebeu o prêmio de Educação em Direitos Humanos com o projeto Relatos da Juventude que desenvolveu na EMEF Carolina Rennó R. de Oliveira. É um professor muito preocupado com a formação intelectual e humana de seus alunos, e suas aulas revelam essa paixão por educar e ensinar a pensar. É autor de quatro livros voltados à formação de professores, mas o livro “Sofia, A Menina Que Gosta de Filosofar” foge um pouco dos textos acadêmicos que ele já produziu, por isso, a obra é inédita e exclusiva. Será um convite ao conhecimento de vários temas e assuntos da História e Filosofia, com uma linguagem didática, envolvente e acessível.

O seu 1º livro é de 2009, e a cada ano, percebia novos assuntos, temas e teorias renovarem as possibilidades de interpretação da realidade e, assim, o autor sentia a necessidade de estudar e produzir cada vez mais. “Acredito muito no poder de transformação intelectual e humana que a Educação promove, por isso, sentia que poderia ultrapassar os limites de sala de aula, produzindo livros para divulgar o conhecimento da História e Filosofia que são as áreas de conhecimento que mais aprecio e estudo”, diz ele.

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar

Nossos Parceiros