Home » , , , , » Ministério dos Direitos Humanos lança prêmio literário para pessoas idosas

Ministério dos Direitos Humanos lança prêmio literário para pessoas idosas

Por: Bookeiro Publish Em: 12/10/2018

O Ministério dos Direitos Humanos (MDH), por meio da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, lançou na última quarta-feira (10), o 1º Prêmio Literário da Pessoa Idosa. Com o tema “Memórias do lugar onde eu vivo”, o prêmio visa incentivar a produção literária das pessoas idosas e contribuir para o envelhecimento ativo e saudável. Serão selecionadas e premiadas obras literárias inéditas, do gênero “crônica”, escritas em língua portuguesa por pessoas idosas com o tema “Memórias do lugar onde eu vivo”. O certame selecionará 25 obras, sendo 5 de cada região do país, e as três melhores concorrerão aos prêmios de 2 mil, 3 mil e 5 mil reais. As inscrições serão gratuitas e já estão abertas exclusivamente via e-mail.

A iniciativa do Prêmio Literário visa celebrar o ano de 2018 - instituído como “Ano de Valorização e Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa” pela Lei n.º 13.646/2018, e também data de aniversário dos 70 (setenta) anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e dos 15 (quinze) anos do Estatuto do Idoso - como um marco fundamental na promoção de direitos desse segmento populacional, incentivando a prática literária e o envelhecimento ativo e saudável.

O concurso literário foi idealizado no intuito de promover e resgatar a memória, além de valorizar a experiência da pessoa idosa. De acordo com o secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Rogério Ulson, o objetivo é mobilizar a sociedade para o fortalecimento e promoção de políticas públicas em direitos humanos direcionadas às pessoas idosas.

Com seus 96 anos, Maria Gabriela Fraceschini Vaz de Almeida, presidente da Funsai, destacou que o lançamento do Prêmio Literário na instituição, localizada no Bairro Ipiranga, é significativa. Segundo ela, o bairro "possui a maior circulação de idosos do município de São Paulo, cidade mais populosa do Brasil. Com 122 anos de existência, a Instituição atende mais de 700 pessoas idosas, oferecendo alfabetização, aulas de história e mitologia grega, aulas de danças, além de contar com uma Oficina de Memórias, momento de compartilhamento de experiências das pessoas idosas que vivem na região.

As inscrições compreenderão o período de 45 dias após a publicação do edital, ocorrido no dia 10 de outubro, e só podem ser realizadas exclusivamente por meio eletrônico, através do e-mail premioliterario@mdh.gov.br, tendo como título do e-mail “INSCRIÇÃO PRÊMIO LITERÁRIO”. O edital pode ser conferido pelo link http://www.mdh.gov.br/navegue-por-temas/pessoa-idosa/02_10_18_ALTERAES_CONJUR_EditalPremioLiterario.pdf.

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar

Nossos Parceiros