Home » , , , , » Vulnerabilidade social infantil inspira autora maranhense a criar histórias e lançar primeiro livro

Vulnerabilidade social infantil inspira autora maranhense a criar histórias e lançar primeiro livro

Por: J. B. Novare Em: 22/02/2018

Após conhecer casa de apoio às crianças em situação de vulnerabilidade social, a maranhense Maxwellma Castelo Branco estreia na literatura com o seu primeiro livro publicado. A obra, que recebe o título “Conta Umas Histórias, Que Já Melhora!”, foi publicada pela Chiado Editora Kids e será lançada no dia 2 de março em Imperatriz/MA. O evento contará com a participação das Ong’s Música no Hospital e Enfermeiros do Riso, dos palhaços Dr.ª Saracura e Pimpolho, além de sorteio de brindes para crianças presentes.

A obra “Conta Umas Histórias, Que Já Melhora!”, que possui 40 páginas, reúne quatro historias com contextos de crianças que passam por tratamento médico. Além das histórias em si e do incentivo à literatura, traz à reflexão uma inspiração ao voluntariado, à contação de histórias como recurso terapêutico, e reconhece o trabalho feito por essas pessoas, pelas Ong’s e palhaços de hospitais.

Com as experiências da maternidade e mais algumas vivências pessoais, Maxwellma quis colaborar socialmente com uma causa que fosse importante para as outras pessoas. Ainda bancária, em Paraíso do Tocantins/TO, onde morou por seis anos, conheceu uma casa de acolhimento às crianças em situação de vulnerabilidade social. Lá, iniciou uma campanha com amigos em redes sociais para arrecadar livros infantis e doar no dia das crianças, em meados de 2013. Foram mais de 200 exemplares doados na ação. 

A Editora Chiado Books, com sede em Portugal, irá fazer a distribuição da obra naquele país, no Brasil, em Angola e no Cabo Verde. Após o lançamento do dia 2 de março, serão doados 50 exemplares do livro para Ong’s (já selecionadas pela autora) que trabalham com contação de histórias em todo o país. Os exemplares da obra já estão disponíveis por R$ 35,00 (impresso) e R$ 9,00 (e-book) na loja online da editora (https://goo.gl/5jn1ou). Após o lançamento, serão divulgadas as livrarias físicas e virtuais onde o livro estará a disposição.

Maxwellma Castelo Branco é natural de Imperatriz, no estado do Maranhão. É formada em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (UFMA) e especializada em Gestão de Pessoas. Foi Professora de Ensino Infantil por aproximadamente seis anos e bancária por nove anos. Atualmente é servidora pública há 2 anos, trabalhando com Gestão de Pessoas. Continua atuando com crianças, porém, através de trabalho voluntário na Igreja.

“No dia da ação, eu levei minhas filhas e uma amiga, entregamos os livros e fiz contação de histórias. As crianças sorriam e ficavam fascinadas com os livros nas mãos. Isso me tocou profundamente. Eu vi uma menina grávida por sofrer abuso do padrasto. Então, a partir desse dia, decidi que eu poderia contribuir para que crianças tenham um pouco mais de esperança. Um dos meus textos era sobre amizade e uma menina em tratamento médico (está no livro), a partir dele eu tive uma inspiração para fazer mais alguns textos voltados pra crianças que passam por tratamento médico. Fui saber mais sobre o assunto e descobri o mundo maravilhoso e comovente do voluntariado e do trabalho dos palhaços de hospitais. Então nasceu o projeto”, lembra a autora.

O lançamento do livro do dia 2 de março, em Imperatriz, será no Imperial Shopping Center (Rodovia BR-010, 100 - Jardim São Luís) a partir das 19:30h, com entrada gratuita. Terá estacionamento interno pago e em via pública, gratuito. As Ong’s convidadas para o evento estarão falando de suas experiências com voluntariado na cidade de Imperatriz, e os palhaços farão contação de histórias.

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar

Nossos Parceiros