Home » , , , » Conheça o livro de contos, da autora Luciana do Rocio Mallon, com lendas da cidade de Curitiba

Conheça o livro de contos, da autora Luciana do Rocio Mallon, com lendas da cidade de Curitiba

Por: J. B. Novare Em: 08/12/2017

O livro de contos “Lendas Curitibanas”, da escritora Luciana do Rocio Mallon, possui causos populares da capital do Paraná. Editado pelo Instituto Memória (2013), o livro possui 98 páginas e traz as principais lendas urbanas da cidade de Curitiba/PR. O lançamento oficial da obra ocorreu no Palacete dos Leões em novembro de 2013. A obra hoje custa R$ 30,00 e está disponível pelo site da editora.

“Lendas Curitibanas” é um livro para pessoas de todas as idades e de qualquer formação. Porém é interessante para professores e jornalistas, para fins de pesquisas e estudos. Outros textos sobre o assunto, e que não estão no livro, podem ser encontrados no Facebook (https://goo.gl/NRFEAB), além de vídeos voluntários com apresentações da obra, no YouTube (https://goo.gl/KqD3BX). Para adquirir o livro, o leitor deve acessar a página do Instituto Memória (https://goo.gl/r583GE).

Desde criança gosto de lendas. Na infância não curtia contos tradicionais como: Branca de Neve, Cinderella, Rapunzel, etc. Então eu pedia para minha mãe contar lendas como: A Loira Fantasma, Santa Maria Bueno, A Noiva do Belvedere, O Cachorro do Drácula, etc”, revela Luciana. “Ainda na meninice, eu brincava de escrever livros. Então pegava folhas, escrevia e fazia capas de papelão”, conclui.

Luciana do Rocio Mallon mora em Curitiba/PR. É formada em Letras (Português com Espanhol) pela UFPR. Tem mais de dez anos de experiência como vendedora, na capital paranaense. Também faz um serviço voluntário chamado “Lendas, Repentes e Danças” em eventos, bibliotecas, asilos e orfanatos.

Na juventude, Luciana trabalhou como vendedora no comércio de Curitiba, e escrevia poemas para agradar as clientes. Além disso, ela sempre perguntava se as freguesas conheciam lendas e causos sobrenaturais. E assim foi anotado todas as informações importantes.

Quando tornou-se adulta, as pessoas lhe sugeriram para que escrevesse um livro. Foi quando pesquisou sobre a possibilidade. Mas notou que muitas editoras cobravam caro para publicar uma obra. Até quando o jornalista Helio Puglielli leu suas lendas na Internet, e disse que o editor Antony Leahy, do Instituto Memória, poderia publicar de graça. Desta maneira Luciana entrou em contato com o editor em 2012 e foi enviando seus textos de maneira informal. Até que em novembro de 2013 o livro finalmente foi publicado.

A autora também já participou de antologias como: Poetas de Curitiba e Lendas e Contos Populares do Paraná. O primeiro tem poemas de diversos escritores e o segundo possui contos de vários autores. Também ganhou o concurso Expert de Poesias em 2003 e outras competições literárias na Internet. Além de realizar performances gratuita chamadas “Lendas, Repentes e Danças”, em lugares no Centro de Curitiba. Nas apresentações, Luciana faz poemas com as palavras que as pessoas sugerem na hora, fala causos e baila danças variadas.

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar

Nossos Parceiros