Home » , , , , , » 8ª Feira do Livro de Fotografia acontece nos dias 24, 25 e 26 em Lisboa, Portugal

8ª Feira do Livro de Fotografia acontece nos dias 24, 25 e 26 em Lisboa, Portugal

Por: J. B. Novare Em: 22/11/2017

A 8ª Feira do Livro de Fotografa de Lisboa, que acontece nos dias 24, 25 e 26 de novembro em Lisboa (Portugal), com oficinas e workshops, e a presença de um time de autores fotógrafos e editores internacionais, que estarão apresentado seus livros, projetos autorais ligados à fotografia, lançamentos, conversas e bate-papo com os participantes. A feira é organizada pelo grupo Os Novos Suspeitos, em colaboração com o Arquivo Municipal de Lisboa – Fotográfico, onde será o local do evento (Rua da Palma, 246). Nessa 8ª edição da feira, o país convidado especial é o Peru.

No primeiro dia da feira (24), às 17:30h, haverá uma conversa sobre a “Colaboração e Circulação Como Elemento Motor no Desenvolvimento da Fotografia Europeia”, com a participação de vários representantes de festivais e instituições europeias ligadas à fotografa, integrando o programa da Parallel- European Photo Based, Platform. O momento será moderado por Nuno Ricou, da Procur.arte (Portugal).

Uma oficina sobre “Sistemas de Acondicionamento” será realizada às 18h, sob administração de Adriana Ferreira e Helena Nunes (Arquivo Municipal de Lisboa). Para participar não haverá cobrança de taxa, mas o interessado deve solicitar inscrição prévia pelo e-mail arquivomunicipal.servicoeducativo@cm-lisboa.pt. Os grupos serão de até 8 participantes e a duração será de 90 minutos. À noite acontecerá a conversa “Fotografia Peruana e o Contexto Ibero-Americano”, com a participação de Roberto Huarcaya (Perú), Julieta Escardó (Argentina) Musuk Nolte (Perú) e Ros Boisier (Chile/Espanha), com a moderação de António Pinto Ribeiro (Portugal). O momento será a partir das 19h.

No sábado (24), terá a apresentação dos projetos e obras autorais: “Projeto Lá Tinha”, de Diego Bastos Cunha (14h); “Today Is A Long Time”, de Arlindo Pinto (14:30h); “Challenges Of A Crowdfunding Campaign For The Publication Of A Photo Book”, de Irmina Walczak (15h); “Algarve 63”, de Tim Motion, apresentado às 15:30h pelo autor e o coordenador do projeto Nuno de Santos Loureiro; “Projeto Resart”, por Hermano Noronha, Nuno Leão e Ricardo Raminhos (16h); “Leopold’s Legacy – Edition de Oliver Leu”, publicada pela Malenki (17h). Também haverá a apresentação da editora peruana de fotolivros KWY Editorial, por Fernando Fujimoto e Musuk Nolte, às 18h. Fechando a programação com o lançamento dos livros “Friday”, de Charlies Morris (EUA) e “Origin”, de Fábio Miguel Roque (Portugal), ambos publicados pela editora portuguesa The Unknown Books, e a apresentação do livro do fotolivro “If You Have A Secret”, de Irina Popova (Rússia).

A oficina “Álbum Em Branco”, às 16h do sábado, será para crianças de 6 a 12 anos (grupos de até 8 pessoas), onde elaborarão um pequeno álbum com material reciclado para colocar fotografias e outras memórias visuais. A oficina será no Serviço Educativo do Arquivo Municipal de Lisboa, sem custo para participação, mas requer inscrição pelo mesmo e-mail informado para a primeira. A duração será de 60 minutos.

No último dia de feira (domingo), haverá a apresentação dos projetos: “Re-Flectere”, de Marcelo Londoño e promovido pelo Observatório de Luta Contra a Pobreza na cidade de Lisboa (14h); “Pancho Guedes nunca foi ao Japão”, de P. Guedes, José Luís Tavares, Lucio Magri e João Faria (14:30h); “Nueva Galicia”, de Iván Nespereira (15h); e “The Backup Project”, com Christiane Peschek e Tiago Casanova, com a participação de Sara Orsi (15:30h). Às 16h Artur Pastor (filho) e convidados trazem a conversa “Os Arquivos Fotográficos de Artur Pastor”, e às 17h o encontro e bate-papo com os organizadores de feiras Julieta Escardó (FELIFA/Buenos Aires), Olmo Gonçalez (Fiebre Photobook de Madrid/Espanha) e Fabrice Ziegler (Feira do Livro de Fotografa de Lisboa/Portugal).

Para a noite, os convidados poderão acompanhar a apresentação do projeto “Muga” e “Pewen Cuadernos de Fotografia”. O projeto Muga é uma iniciativa hispano-chilena dirigida por Ros Boisier e Leo Simoes (Chile/Espanha) que desenvolve projetos destinados a fomentar a difusão da criação fotográfica contemporânea. Como editor independente, publica livros de fotografas e revistas sobre a teoria da imagem. Também terá a apresentação do projeto “Rectángulo En El Ojo, Ícones da Fotografia Chilena”, com Miguel Luna (Chile), encerrando a 8ª edição da feira.

Também, como parte da programação o fotógrafo Antoine D'Agata, da Agência Magnum,  estará presente em Lisboa, participando da feira e fazendo uma sessão de autógrafos do seu livro "Cidade de Pedra", resultado de um trabalho que desenvolvido no Brasil. A obra foi lançado recentemente na Offprint, em Paris.

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar

Nossos Parceiros