Home » , , , » Prêmio Cesc de Literatura 2017: uma chance para escritores com obras não publicadas

Prêmio Cesc de Literatura 2017: uma chance para escritores com obras não publicadas

Por: J. B. Novare Em: 17/01/2017


Com inscrições abertas desde o dia 9 de janeiro, o Prêmio Cesc de Literatura 2017 trará chances para que escritores brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil, possam ter suas obras publicadas com tudo pago, e ainda poder participar de lançamentos da mesma em eventos organizados pela instituição.

O Prêmio Sesc de Literatura é promovido pelo Serviço Social do Comércio - Sesc, e tem por objetivo premiar obras inéditas de escritores nacionais ou de estrangeiros residentes no Brasil, nas categorias “Conto” e “Romance”, destinados ao público adulto, e  escritos em língua portuguesa. Cada candidato poderá se inscrever nas duas categorias (romance e conto), se desejar. No entanto, deverá fazer as inscrições separadamente. Os brasileiros residentes fora do país não poderão participar da premiação, bem como os menores de 18 anos.

Os candidatos interessados ao prêmio devem se atentar a algumas observações importantes, como por exemplo, a exclusividade da obra em ser “inédita”, ou seja, nunca publicada antes, nem mesmo em plataformas digitas, ainda que disponíveis para download de forma gratuita. Salvo se o candidato postou apenas parte do conteúdo (25% do total) em blogs pessoais ou revistas eletrônicas. Outra observação é que o candidato não deve ter nenhuma obra publicada na categoria a qual pretende concorrer.

Também é regra a formatação básica do texto observando alguns cuidados: na obra não deve conter rodapés ou numeração de páginas, ilustrações, gráficos ou quaisquer tipos de imagens; ser formatada com a fonte Times New Roman, no tamanho 12, estilo normal, cor preta, alinhamento justificado, espaço entrelinhas duplo e margens 2,5 cm; o arquivo deverá estar no formato Word 2007 (.docx); e em nenhuma parte do documento deve haver o nome verdadeiro do autor, restando apenas o direito do seu pseudônimo e o título da obra na primeira página.

Será escolhida uma obra para cada uma das categorias. A avaliação será feita por subcomissões julgadoras compostas por escritores, especialistas em literatura, jornalistas e críticos literários, definidos pelo Sesc. O critério para análise e escolha das obras concorrentes é o mérito literário, cabendo ao júri a decisão final, que será soberana.

O autor vencedor de cada categoria terá sua obra publicada e distribuída comercialmente pela Editora Record, com uma tiragem inicial mínima de 2.000 exemplares. E ainda poderá participar de lançamentos da sua obra nos eventos do Sesc, com custos de locomoção, alimentação e estadia do escritor pagos pela instituição. A cerimônia de premiação dos vencedores está prevista para o mês de novembro deste ano.

As inscrições poderão ser feitas até às 18h do dia 17 de fevereiro de 2017, pelo endereço eletrônico www.sesc.com.br/premiosesc. A obra, pela qual o candidato deseje concorrer, deverá ser anexada ao formulário online no link anterior, e enviada junto com os seus dados. A validação das inscrições estará disponível no mesmo site a partir do dia 25 de fevereiro de 2017. O Sesc alerta para que os candidatos baixem e leem o edital (clique aqui), antes de se inscreverem na seleção.

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar

Nossos Parceiros

Publicidade/Livraria Parceira