DESTAQUE

Dissertação vencedora do 19º prêmio FAPEMA 2024 é publicada em livro, celebrando legado de Josué Montello

Em uma conquista marcante para a pesquisa acadêmica e a literatura maranhense, a dissertação muito aguardada e agora adaptada em livro com o...

Resenha: O Segredo É Você - Priscila Hirle e Priscila Rosa

Livro: O Segredo é Você 
Autoria: Priscila Hirle e Priscila Rosa 
Ano: 2017
Páginas: 229
Gênero: Autobiografia
Editora: Autografia
Classificação: 5\5 Estrelas

Sobre as autoras: Priscila Hirle nasceu em 1979, é médica e pós-graduada em psiquiatria, foi baby sitter, figurante (novelas, filmes e programas de TV) e em 2004, foi eleita Rainha do Carnaval do Rio de Janeiro. Priscila Rosa, nascida em 1982, em família tradicional do samba carioca, brilhou, aos seis anos, como passista como passista mirim da escola de samba Salgueiro. Foi porta-bandeira do Salgueiro, Portela, Mocidade, União da Ilha e Rocinha, é jornalista e cake designer.

Sinopse: O livro relata a vida das duas autoras por meios de histórias vividas por elas, cada capítulo retrata um tema como racismo, feminismo, família, religião... Cada autora mostra sua experiência e opiniões sobre cada tema. Com o intuito de promover a superação e a perseverança, as autoras de forma brilhante mostra que cada um pode sair vitorioso das suas batalhas diárias. 

Opinião: Nunca fui muito fã de autobiografias, mas este livro me prendeu e não conseguia parar de ler e marquei as partes que eu achava mais tocantes ou mais importantes para mim. As duas Priscila são mulheres negras, com vidas recheadas de experiências enriquecedoras para os leitores e que mostram em seu livro a vida de mãe, os percalços em relacionamentos, a relação com a família e a luta contra o racismo, abusos, machismo. A cada capítulo absorvi lições que quero levar para a vida como a determinação de Priscila Hirle e a alegria e otimismo de Priscila Rosa. Alguns relatos como o do racismo me deixaram chocada com fatos que não sabia, de forma clara e simples as autoras mostram a realidade de mães negras e do negro em geral no Brasil. Elas abrem uma porta para você enxergar mais a fundo essa triste realidade que ainda vivemos e sobre o feminismo e machismo, como mulher mexeu comigo porque sabia que cada parágrafo era uma verdade que acontecia no meu dia a dia e no de várias mulheres. Como mulher brasileira me senti bem próxima das autoras. Temas como religião e transtornos psicológicos foram tratados de forma delicada e sem preconceitos, o que eu gostei bastante, pois muito do que eu penso estava escrito ali. O livro foi escrito por duas mulheres, mas não é somente para mulheres, é para todos aqueles que precisam vencer a cada dia, que precisam enfrentar muitos obstáculos e às vezes não tem força ou apoio. Recomendo a todos que querem ter uma autoestima mais elevada e inspirações reais e fortes para se espelhar, as autoras me encantaram e me ensinaram muitas coisas que espero levar para a vida.

Mais Notícias

Carregando mais notícias...

Mais Lidas