Home » » Resenha: (Im)Perfeição - Helena Souza

Resenha: (Im)Perfeição - Helena Souza

Por: Andressa Bristol Em: 21/02/2017

Livro: (Im)Perfeição 
Autora: Helena Souza 
Ano: 2016 
Páginas: 464 
Gênero: Romance Policial 
Classificação: 4\5 estrelas 

Sobre a autora: Helena Souza, Campo Grande/MS, 21 anos. Sempre foi um pouco reclusa devido a sua timidez. Desde criança é um poço de histórias, seja brincando com bonecas ou sozinha imaginando situações. No fundamental, enquanto todos faziam cara torta quando os professores pediam uma redação, ela abria o sorriso e fazia com gosto, então descobriu sua habilidade: a escrita. Fonte: www.helenasouza.com.

Sinopse: Forest Hill, 2013. A cidade está em tensão, ninguém sabe quem será o próximo, bom, devido aos últimos três corpos encontrados, garotas loiras são as que correm mais perigo. Alguns meses atrás ninguém naquela pacata cidade poderia imaginar que alguém entre eles, algum vizinho, amigo, ou conhecido poderia ceder à loucura e começar a caçar pessoas para matar. Mas agora está tudo diferente, todos são suspeitos. A polícia trabalha sem descanso em busca do responsável, mas quem está por trás disso é alguém bem engenhoso, sabe muito bem onde agir e como agir. O telefone não para de tocar, são cidadãos apavorados que dão nomes aleatórios somente para que aja uma prisão logo, isso faz com que as investigações não avancem da maneira desejada. O resultado? Após 10 meses e com um saldo de 6 jovens mulheres encontradas mortas na região do pântano próximo a cidade, o assassino simplesmente parou de atacar. Nunca fora pego.

Forest Hill, 2015. Lentamente a cidade voltou ao seu ritmo, o medo aos poucos havia desaparecido e os moradores passaram a sorrir com mais frequência. Sophie Fields voltou há alguns meses para a cidade, formada em artes visuais, seu senso de dever a faz ajudar a mãe na padaria. Josh Sanders é filho de um conhecido detetive da cidade e, por consequência, acabou se tornando um. Tanto pai, como filho trabalharam no caso Maníaco do Pântano, que assolou a cidade há dois anos, depois disso o pai se aposentou e o filho agora é o único Sanders detetive.

(Im)Perfeição é narrado através das perspectivas de Sophie e Josh, dois jovens que, em meio a um romance, descobrem que o terror que todos pensavam ter acabado, decidiu voltar.

Resumo: Começamos com Sophie Fields em seu último dia de trabalho na padaria da mãe, Bonnie Fields, ela apesar de ser formada em artes visuais acabou retornando para Forest Hill para ajudar sua mãe na padaria, e ela também é irmã de Chloe, que tem 16 anos e toca violão. Emily é sua melhor amiga e é uma garota muito doce e sensível que foi criada em uma família rígida. Sophie trabalha junto com Louise, a garota mora há pouco tempo em Forest Hills. Ela resolveu se mudar para a cidade para fugir do seu passado tumultuado por drogas e violência, é uma garota amiga de todos e praticamente faz parte da família Fields. Enquanto Louise trabalha na padaria, Sophie trabalha com a parte das entregas. Ela tem, em sua rotina, que passar pela casa de Margareth e Robert, um casal muito reservado que depois de terem se aposentado da polícia, se isolaram perto do pântano, pela mercearia onde o dono, Joe, tem um passado misterioso e aparentemente tem um interesse por Bonnie,  e sua última parada é na delegacia onde Sophie conheceu, se aproximou e se interessou pelo delegado Josh Sanders. Sophie e Josh se viram pela primeira vez na rodoviária quando ela chegou à cidade, mas somente se aproximaram quando ela começou a trabalhar e a fazer as entregas da padaria na delegacia. Então, vemos o romance entre Josh e Sophie começar a se desenvolver. Depois de muita ansiedade o delegado chama Sophie para sair e então eles iniciam seu relacionamento. Tudo estava muito tranquilo na cidade e o romance entre Sophie e Josh ficava a cada dia mais forte. Foi onde tudo mudou com o ataque contra o casal Robert e Margareth, o qual ocasionou a morte de Robert e isso deixou muitas pessoas abaladas, principalmente Eve, detetive e companheira de trabalho de Josh. Ela tem uma história complicada com o casal. Enquanto todos ainda estão se recuperando e tentando resolver o mistério da morte de Robert, o corpo de uma garota morta é encontrado por Sophie, enquanto ela esperava por Josh no pântano e todos da polícia ficam apavorados. Pois o modus operandi apresentado neste novo assassinato é o mesmo do Maníaco do Pântano, o serial killer que matou 6 garotas da cidade há dois anos. Josh, envolvido no caso, acaba se afastando de Sophie, tanto para protegê-la, já que ela apresenta o mesmo perfil das garotas que o serial killer caça, quanto para se aprofundar na investigação e prender logo o assassino. Com a descoberta de um novo corpo, seguindo o mesmo padrão do primeiro, fica claro que o assassino retornou e com isso a relação de Josh e Sophie “esfria“ completamente. Fazendo com que ela se aprofunde mais na sua investigação particular, o que acaba a colocando na mira do maníaco, que começa a enviar-lhe bilhetes de ameaça.

Relacionamentos são colocados à prova, máscaras caem, novos suspeitos aparecem e nem sempre aquilo que conhecemos é a verdadeira realidade.

Opinião:  Sou muito fã de romance policial e posso dizer que tive uma experiência muito boa com o livro da Helena Souza, apesar dela está iniciando como escritora profissional quero dizer lhe que tem muito talento e com certeza só tem o que evoluir e melhorar nesse seu caminho. Que com certeza vai ter muitos sucessos. (Im)Perfeição é um livro com diálogos rápidos e sem muita enrolação, a leitura corre muito bem e de forma dinâmica. A autora não se prende muito em detalhes, ela te dá o necessário para a história fluir. Mas achei que demorou um pouco para o desenrolar dos fatos importantes acontecerem. Mas quando aconteceram, o ritmo do livro mudou totalmente e me vi devorando-o.

A autora te entrega personagens simples e sem muitos dramas, ela deixa o foco para o mistério que tem que ser resolvido e achei isso muito bacana. Ela não deixou nada a faltar e nem acrescentou coisas desnecessárias para a história. E foi muito bom montar uma lista de suspeitos e ver como a autora trabalhava com eles para te deixar na dúvida e te fazendo repensar pelo menos duas vezes. Quando eu desvendei a identidade do serial killer, esperava ansiosa para saber suas motivações e tudo mais que ele podia trazer, mas nesse ponto fiquei um pouco desapontada, pois esperava que a autora trabalhasse mais nesse vilão, se aprofundasse e explorasse mais na sua história. E outro ponto que achei excelente, mas que também poderia ter sido mais bem explorado foi a questão dos padrões de beleza, da busca pela perfeição, de ter que agir de acordo com um padrão que é imposto pela sociedade, aquele padrão que te forçam a engolir em capas de revista, propagandas... Foi um tema tocado na história que achei que poderia ter mais profundidade. Mas foi muito bom a autora ter colocado ele para ser analisado.

Para finalizar posso dizer que estou ansiosa para conhecer mais histórias dessa autora que se mostrou tão talentosa. Foi uma grata surpresa ler seu livro. E então, quem gosta de ler um bom romance policial desses que te prendem a noite toda, que te faz pensar nele ate depois do fim, super recomendo (Im)Perfeição, com certeza vão adorar e ter muitos elogios para a obra também.

3 Comentários:

  1. Nossa, também adoro romance policial, pq sou muito fã de suspenses, tanto em livros, quanto filmes. Realmente parece ser um ótima história, fiquei curiosa para ler. Também adorei a capa! Beeeijos!

    ResponderExcluir
  2. adorei essa resenha. é tudo que eu sempre procuro para comprar livros atravez de resenha.titulo,paginas,fonte.parabéns de verdade e a sinopse ta muito explicada.

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei da história e da sua resenha, só não intendo porque os autores brasileiros insistem tanta nessa coisa de americanizar suas histórias? Nunca vejo um autor brasileiro usando nomes e cidades, contando historias brasileiras que se passam no Brasil, sempre tem que ter, senão tudo, pelo menos um elemento estrangeiro, acho isso muito piegas. Contudo, meus parabéns, sua resenha ficou ótima.

    ResponderExcluir

pesquisar

Nossos Parceiros

Publicidade/Livraria Parceira