Home » , , , , , , , » Em livro, escritora maranhense faz análise sobre o enfrentamento da violência contras as mulheres na vida conjugal

Em livro, escritora maranhense faz análise sobre o enfrentamento da violência contras as mulheres na vida conjugal

Por: J. B. Novare Em: 04/12/2018

A escritora e professora maranhense Adriana Bezerra Silva apresenta na obra “Por Trás do Véu: O Drama da Violência Conjugal” uma análise sobre as formas e estratégias de enfrentamento que as mulheres usam diante da violência em suas vidas conjugais. O livro, publicado pela Editora Itacaiúnas com 216 páginas, foi lançado em agosto deste ano na Feira Literária de Codó – FLIC, e é o resultado de uma pesquisa realizada pela autora com 14 mulheres no município de Codó (MA), todas vítimas das mais diversas formas de violência doméstica.

A autora faz na obra, uma relevante análise sociológica que tem por objeto teórico as formas de significação e enfrentamento da violência no campo das relações de gênero, para isso estabelece como recorte empírico a ocorrência de violência na esfera das relações de conjugalidade. Violência sofrida por mulheres de diferentes extratos sociais da cidade de Codó, no Maranhão.

Instrumentalizada predominantemente pelo esquema analítico Foucaultiano (que faz a leitura das relações de gênero de modo sensível aos processos históricos de poder) a autora buscou ao longo do percurso investigativo compreender e sobretudo problematizar acerca das singularidades das formas pelas quais as mulheres de camada sociais altas ou baixas (re)significavam e mobilizavam estratégias para lidar com a violência perpetrada por seus companheiros.

Adriana Beserra Silva é Professora e Pesquisadora em Relações de Gênero e Violência Contra as Mulheres, Mestra em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB/Campus Vitória da Conquista), e Professora de Filosofia e Filosofia da Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Nasceu na capital São Luís (MA), e atualmente trabalha no IFMA/Campus Codó (MA). “Por Trás do Véu: O Drama da Violência Conjugal” é o seu primeiro livro publicado e está à venda por R$ 30,00 na livraria Bookafé, em Codó/MA.

“A ideia do livro surge na Pós-Graduação, pois a pesquisa de Mestrado se tornou tão relevante e com uma temática oportuna que deveria ser publicizada, materializada em um Livro. O livro é um convite para o entendimento e compreensão do fenômeno da violência contra as mulheres frisou a autora”, escreve a autora, que já esteve em 5 (cinco) eventos só neste segundo semestre, fazendo o lançamento da obra. O último a 12ª Feira do Livro de São Luís (FeliS) ocorrida no mês de novembro.

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar

Nossos Parceiros