Home » , , , , , , , » Inspirado no poeta Manoel de Barros, ator Rony Cácio lança “O Menino Que Roubou O Olhar do Poeta”

Inspirado no poeta Manoel de Barros, ator Rony Cácio lança “O Menino Que Roubou O Olhar do Poeta”

Por: J. B. Novare Em: 12/09/2018

Inspirado no poeta mato-grossense, o ator e parodista brasileiro Rony Cácio publica o seu primeiro livro com o título “O Menino Que Roubou O Olhar do Poeta”, obra que será lançada em São Paulo/SP. O livro é composto de dez poesias e dez bordados, e destaca o universo imagético do poeta Manoel de Barros, e cria o seu próprio por meio de um menino criado no sertão pernambucano. O lançamento da obra será no dia 6 de outubro a partir das 15 horas na Casa Museu Ema Klabin (Av. Portugal, 43 - Jardim Europa), com entrada livre. No evento haverá a participação especial da Bateria de Samba Destemida.

O livro “O Menino Que Roubou O Olhar do Poeta” é uma homenagem à mãe do autor, que lhe ensinou as artes manuais e ao poeta Manoel de Barros, que lhe ensinou a arte do “poemar”. “Como num feitiço, acreditei que foi encarnado o Manoel de Barros em minha pessoa e escrevi um livro em 20 dias, sempre pensando no Manézim (que pra mim foi o espírito que me tomou) daí como bordo, automaticamente fui bordando as imagens que trançavam com as poesias”, revela Rony. “Como a arte brasileira e a cultura está sem oxigênio, resolvi fazer financiamento coletivo e meus amigos serem a minha lei de incentivo”, conclui.

Apreciador de poesia, tendo em sua biblioteca pessoal escritores como Paulo Leminski, Guimarães Rosa, Alice Ruiz, Cacaso, Bandeira, Quintana, Drummond, Lispector, Suassuna, Cruz e Souza, Fernando Pessoa, Castro Alves, Gregório de Matos, e o próprio Manoel de Barros, ano passado enquanto assistia ao filme ‘Poesia Sem Fim’ do Jodorowski, o autor Rony Cácio foi tomado pela necessidade de se expressar através da poesia. “Enviei uma mensagem de áudio pelo WhatsApp para uma amiga da poesia do Manoel de Barros, O Menino Que Carregava Água Na Peneira, totalmente envolto pela emoção chorei e passei essa mensagem para outros amigos. Daí virou uma corrente Manueulina poética, pessoas retornavam totalmente emocionadas, pensei: Vou homenagear esse cara que sempre me tocou e tocar as pessoas com poesia”, relata ele.

Foto: Rafael Marques
Rony Cácio tem formação em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia, fez parte do Bando de Teatro Olodum e atuou em obras de Aristófanes, Brecht, Maria Clara Machado, Vianinha, Kafka, em minissérie e algumas séries na TV Globo. Multiartista, é ator, educador, costureiro, modelista, agente sócioambiental, tapioqueiro, bordadeiro, agroflorestor, pesquisador de cultura popular, dramaturgo, poeta, parodista e idealizador da Cia. Comida dos Astros (www.comidadosastros.com.br). Enquanto fazia parte do Bando de Teatro Olodum, foi transcrito para um livro textos criados em improviso coletivo. O autor mora atualmente em São Paulo, capital.

“O Menino Que Roubou O Olhar do Poeta” é uma publicação independente através de financiamento coletivo no Catarse, e lançada por meio da Editora Beca e possui 50 páginas. Os exemplares da obra já estão à venda por R$ 50,00 em contato pelo e-mail comidadosastros@gmail.com ou pela fanpage do autor no Facebook (@ronycacio).

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar

Nossos Parceiros