Home » , , , , » “Pela Primeira Vez Em Muito Tempo” é o título do primeiro romance do paulista Vinícius Bopprê

“Pela Primeira Vez Em Muito Tempo” é o título do primeiro romance do paulista Vinícius Bopprê

Por: J. B. Novare Em: 28/06/2018

Com 165 páginas, o primeiro livro do paulista Vinícius Bopprê é um romance de ficção que recebe o título “Pela Primeira Vez Em Muito Tempo”, publicado pela Editora Patuá. A obra, lançada no último dia 20 de junho em São Paulo/SP, traz vários personagens que não têm nenhuma ligação entre si, e o que os une, dentro da narrativa, é o fato de estarem passando pelo exato momento em que algumas coisas podem se transformar.

“Pela Primeira Vez Em Muito Tempo” é um livro que fala sobre pessoas, sobre família, sobre o que acontece durante um momento de transição. “Acho que é um livro que pode conversar com leitores interessados em narrativas mais lentas, psicológicas, mas acho isso muito incerto. Pelo fato de ter personagens de várias faixas etárias, também não vejo restrição quanto a idade”, diz Vinícius Bopprê.

“...Os personagens estão prestes a pisar em terreno desconhecido, aquele que a vida nos estende quando viramos um quarteirão sem saber o que nos espreita depois da esquina. Um homem aguarda a chegada da mulher para um jantar em que um assunto delicado virá à pauta. Mãe e filha tentam reerguer a ponte entre elas. Um jovem entra no avião que o levará ao outro lado do mundo. Um pai aflito acompanha uma partida do filho no videogame. Uma jovem tem algo a contar ao irmão. Um imprevisto durante um crime leva a outro, mais grave. Esses núcleos se alternam como se os víssemos em câmera ultralenta, e com lente de aumento...”, escreve o jornalista e professor Sérgio Rizzo, na orelha do livro.

“A ideia do livro surgiu muito de repente, depois de um momento pessoal um tanto turbulento, cheio de mudanças. Como acontece muitas vezes, comigo e, certamente, com outras pessoas, surgiram as primeiras frases de um possível personagem. A partir daí, começou a ganhar corpo bem rápido, sem muito planejamento”, diz Bopprê sobre o seu livro. Por R$ 40,00, a obra pode ser adquirida através da loja online da editora (https://bit.ly/2MBkMUb).

Vinícius Bopprê tem 26 anos, é jornalista de formação e trabalha essencialmente com documentários. Hoje, seu principal projeto audiovisual chama-se “Rua Comprida”, publicada em formato de websérie e que, em breve, deve virar filme. O autor nasceu e vive na zona norte de São Paulo/SP.

Por ventura, estavam abertas as inscrições para o Prêmio Sesc e Vinícius decidiu, pela primeira vez, encarar o livro como um trabalho e respeitar o prazo exigido no certame. Ele estabeleceu metas de quanto precisaria escrever por dia, e trabalhou na obra. Não foi selecionado para o então Prêmio, mas meses depois, teve uma menção honrosa no Prêmio Minas Gerais de Literatura 2016, o que lhe surpreendeu bastante, e o deixou bem feliz também. “Posso dizer que essa foi a primeira experiência que tive encarando a literatura dessa forma”, revela.

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar

Nossos Parceiros