Home » , , , , » “Sonata Em Auschwitz”: da lista dos mais vendidos para turnê de lançamentos pelo Brasil

“Sonata Em Auschwitz”: da lista dos mais vendidos para turnê de lançamentos pelo Brasil

Por: J. B. Novare Em: 13/03/2018

Recém-lançado em janeiro em Portugal e em março em Curitiba/PR, o romance “Sonata Em Auschwitz” (Editora Record, 2017) é o mais novo livro publicado da autora brasileira Luize Valente. A obra, que reúne 369 páginas e já esteve na nossa lista dos mais vendidos em 2017 (reveja), traz a jovem Amália investigando o passado a cerca do seu avô, tido como morto antes do fim da Segunda Guerra, mas que possivelmente está vivo e residindo no Brasil. E a jovem buscará todas as pistas possíveis para desvendar o mistério. O próximo lançamento da obra será no dia 20 de março em Brasília/DF. Depois, a autora segue em turnê por outras capitais do país.

Um bebê nascido nas barracas de Auschwitz-Birkenau, em setembro de 1944 e uma sonata composta por um jovem oficial alemão, na mesma data, também em Auschwitz. Essas duas histórias se cruzam e se completam em “Sonata Em Auschwitz”. Décadas depois, Amália, jovem portuguesa, começa a levantar o véu de um passado nazista da família a partir de uma partitura que lhe é revelada por sua bisavó alemã. A dúvida de que o avô, dado como morto antes do fim da Segunda Guerra, possa estar vivo no Rio de Janeiro, a leva a atravessar o oceano e a conhecer Adele e Enoch, judeus sobreviventes do Holocausto.

A ascensão do nazismo na Alemanha, culminando na fatídica Noite dos Cristais, a saga dos judeus húngaros da Transilvânia, os guetos na Hungria e Romênia, os trens para Auschwitz, os mistérios acontecidos no campo de extermínio da Polônia e o pós-guerra numa casa cheia de segredos num lago de Potsdam oferecem os trilhos que Amália percorrerá para montar o quebra-cabeça. O livro já até ganhou uma sonata exclusiva, composta pelo maestro Antonio Simão, sobrinho de Luize, e pode ser ouvida no site da autora. A obra está à venda na maioria das redes de livrarias físicas e virtuais do Brasil. 

Motivada pela necessidade de escrever algo sobre o período do Holocausto, a ideia da autora sobre o livro veio a partir da história verídica contada por uma sobrevivente do campo de concentração de Auschwitz, na Polônia, a qual ela conheceu no Rio de Janeiro. “Ela chegou grávida de cinco meses em Auschwitz, em 1944, e lá teve o bebê que lhe foi tirado dos braços, imediatamente após o nascimento, por um soldado alemão, e levado para a morte. Eu pensei: e se este soldado tivesse optado por salvar esta criança? Daí nasceu Sonata Em Auschwitz”, diz Luize.

Luize Mendes Pinheiro Valente é uma escritora e documentarista brasileira nascida no Rio de Janeiro, de ascendência portuguesa e alemã. É formada em Jornalismo e pós-graduada em Literatura Brasileira pela PUC/RJ. Como jornalista, atuou por mais de 20 anos na televisão cobrindo assuntos internacionais, na GloboNews, na TV Globo, na Bandeirantes e no GNT. Estreou na literatura com o romance “O Segredo do Oratório” (Editora Record, 2012), lançado também na Holanda em 2013. Nesse mesmo ano, foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura. Seu segundo romance, “Uma Praça em Antuérpia” (Editora Record, 2015), foi lançado no mesmo ano em Portugal. Em 2016, escreveu a peça “O Mundo Indecifrável”, em fase de pré-produção.

Em 2017, os direitos de adaptação para o cinema e televisão da peça “Uma Praça Em Antuérpia” e do livro “O Segredo do Oratório” foram adquiridos pelos diretores Breno Silveira (Conspiração Filmes) e Paula Fiúza (documentário “Sobral”). É autora, com Elaine Eiger, do livro “Israel Rotas e Raízes” (2000) e dos documentários “Caminhos da Memória - A Trajetória dos Judeus em Portugal” (2002) e “A Estrela Oculta do Sertão” (2005), prêmio de Melhor Documentário no Festival Internacional de Cinema Judaico de São Paulo. Ambos exibidos em vários festivais internacionais e na televisão, constituem importantes inventários do Judaísmo no mundo.

O livro “Sonata Em Auschwitz” já teve lançamentos com presença da autora em São Paulo/SP, em novembro de 2017, Curitiba/PR, em março de deste ano, e terá novo lançamento agendado para Brasília/DF no próximo dia 20 de março na Livraria Visconde, a partir das 17 horas. Em Portugal, foi lançado em janeiro deste ano pela editora portuguesa Saída de Emergência, e ficou em 2º lugar geral na lista dos mais vendidos de ficção (Livrarias Bertrand, maior rede do país), logo após o lançamento. No Brasil, a autora estará na Flipoços 2018, em maio, em Campinas/SP, em junho, e em Recife/PE, João Pessoa/PB, Belo Horizonte/MG, Porto Alegre/RS e Florianópolis/SC, sem data ainda prevista.

Para contato e saber mais sobre a autora e suas obras, basta seguir os links do site (www.luizevalente.com) Facebook (www.fb.com/luizevalenteescritora) Instagram (instagram.com/luizevalente) e Twitter (www.twitter.com/luizevalente), ou pelo e-mail luize@luizevalente.com.

1 Comentários:

  1. UAU!! Qu livro fantástico. Adoro histórias que se passam ou que comentam sobre a segunda guerra. Foi uma época tao triste, às vezes da até um nó na garganta.
    Não conhecia a Luise, estou até com vergonha, que mulher incrível. Já está na minha lista
    Bjs floooor

    www.cariocadointerior.com.br

    ResponderExcluir

pesquisar

Nossos Parceiros