Home » , , , , , » Infantojuvenil da autora portuguesa Ana Rita Afonso aborda mundo físico e virtual das crianças na atualidade

Infantojuvenil da autora portuguesa Ana Rita Afonso aborda mundo físico e virtual das crianças na atualidade

Por: J. B. Novare Em: 06/02/2018

Em forma de tributo ao enorme potencial das crianças e refletindo sobre o mundo físico e virtual que hoje elas vivem, “O Meu Gravador de Sonhos” é um livro inspirado num desejo de infância da autora portuguesa Ana Rita Afonso: ter uma máquina que gravasse os seus próprios sonhos. Esse é o seu primeiro livro e foi publicado pela Chiado Editora Kids com 106 páginas. O primeiro lançamento da obra ocorreu em dezembro de 2017 no Club Farense, em Faro (Portugal), e aguarda novo evento no próximo dia 17 de fevereiro na Fnac, às 16:30h, também na mesma cidade.

Criar a disponibilidade para ler um livro implica, entre outras, a capacidade para estar em ligação com o nosso mundo interno, relação que parece cada vez mais comprometida. A tônica descritiva pretende funcionar, também, como uma espécie de ilustração, com riqueza cromática e sem limites para o processo imaginativo. A liberdade e a criatividade estão convocadas para transformar a realidade - que aparece aqui contaminada pelo fantástico. Esta obra foi alvo de um “pré-teste” com oito crianças entre os dez e os quinze anos. Os resultados foram animadores.

Na sinopse do livro encontramos: À noite, enquanto dormes, o teu cérebro produz sonhos extraordinários, uns agradáveis outros nem tanto. E se tivesses uma máquina capaz de os gravar e de os exibir? Por mero acaso, numa feira de velharias, essa máquina acabou por vir parar às mãos de João Pedro, desencadeando-se a partir daí uma série de aventuras invulgares, contagiantes e imprevisíveis. O gravador de sonhos, considerado o objeto mais valioso do mundo, é muito cobiçado por perigosos bandidos, como os ladrões de sonhos. Prepara-te, tudo pode acontecer!

“O Meu Gravador de Sonhos” é um livro que pensa muito nas crianças e adolescentes digitais, pouco atraídos pela leitura em suporte papel e cada vez mais dependentes da realidade online ou dos jogos eletrônicos. Procura-se seduzi-los. Os livros podem ser envolventes, divertidos e inesquecíveis. Oficialmente, o livro é adequado para pessoas com mais de 13 anos (adolescentes, pais, educadores, professores, etc.), porém já houve muitos leitores com idade inferior que leram o livro sem dificuldades. Por isso, não se restringe somente ao público a partir do infantojuvenil.

Ana Rita Afonso nasceu em 1976, é casada, tem dois filhos, um menino e uma menina, duas grandes inspirações. É licenciada em Psicologia Clínica e mestre em Psicossomática. Desenvolveu saberes na experiência clínica com crianças e adultos, como docente universitária e como mãe. Gosta muito de crianças e tudo o que se relaciona com o seu processo de desenvolvimento psicológico, nomeadamente o relacional e o emocional. “Nos últimos anos tenho vindo a ser ‘incomodada’ com a memória dos nossos espantosos sonhos de infância, em oposição à pobreza onírica de grande parte dos adultos. Algo se passa!”, destaca ela.

Outro lançamento do livro está previsto para o dia 24 de março na Fnac (Centro Vasco da Gama), em Lisboa, a partir das 16:30h. “O Meu Gravador de Sonhos” já está na loja online da editora (https://goo.gl/dKkACv) por € 11,00 (Portugal). E em breve estará também em outros sites e livrarias de Portugal e do Brasil.

1 Comentários:

  1. Um livro que surpreende miúdos e graúdos.
    Uma obra que mistura conhecimento, brincadeira, emoção e uma interminável vontade de saber como acaba...
    Não deixem de ler porque é verdadeiramente contagiante.

    ResponderExcluir

pesquisar

Nossos Parceiros