Home » , , , , » Vencedor de grandes prêmios, Vitor Santos traz em seu novo livro a importância da prática desportiva na sociedade

Vencedor de grandes prêmios, Vitor Santos traz em seu novo livro a importância da prática desportiva na sociedade

Por: J. B. Novare Em: 22/01/2018

“Educar O Sonho: Ética e Envolvimento Parental Na Prática Desportiva” é uma publicação portuguesa que aborda, em grande parte, a questão da ética e dos valores no desporto até a importância deste na sociedade. Escrito pelo autor Vitor Santos, com ilustrações de Miguel Rebelo e Paulo Medeiros, o livro contém ainda, um conjunto de recursos pedagógicos muito válidos para todos aqueles que aliam a vitória competitiva à pedagogia do jogo. Publicada pela Chiado Editora, a obra será lançada no dia 26 de fevereiro em Viseu, Portugal.

Preocupado com a situação atual do desporto de formação e crítico com o futebol profissional, o autor leva-nos para uma reflexão provocadora do triângulo do desporto de formação: o atleta, os pais e o clube/treinador. Importa referir que o livro não se limita a tocar em aspectos menos positivos do comportamento de pais e Treinadores, ele promove, concomitantemente, a profilaxia destes comportamentos acendendo luzes orientadoras para este difícil processo de formação através do desporto.

Visando o interesse por parte de todos que intervêm, direta ou indiretamente, no processo de formação de futuros homens através do desporto (dirigentes, treinadores, atletas e familiares, árbitros, jornalistas e adeptos), o livro é o culminar de um processo que começou em 2004 com a realização de várias comunicações sobre a “Participação dos pais na prática desportiva” e a publicação de vários artigos na Comunicação Social sobre a Ética no desporto. Com cerca de 133 páginas, a obra está por 10€ no site da editora.

O prefácio é de autoria de José Lima (Coordenador do Plano Nacional de Ética Desportiva) e de João Luís Esteves (Doutorado em desporto e ex-jogador profissional de futebol). O livro tem ainda prêmios de Júlio Garganta (Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto), de Duarte Gomes (ex-árbitro internacional e atual comentador de arbitragem) e de Rui Miguel Tovar (jornalista e comentador do programa Grandiosa Enciclopédia do Ludopédio da RTP). O lançamento será no Auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude (Rua Dr. Aristides de Sousa Mendes – Fontelo) com entrada livre.

Vitor Santos nasceu e vive em Viseu (Portugal), desde 1967, tendo sido praticante desportivo em várias modalidades e treinador de futebol de formação nos Clubes Acadêmico de Viseu e Viseu e Benfica. É  Licenciado em Comunicação Social e Técnico Superior no Instituto Politécnico de Viseu. O autor possui ainda outros livros publicados: “Mo(vi)mentos: Momentos e Movimentos Desportivos de Viseu”, publicado em 2006, uma publicação independente que aborda a temática do desporto regional; e “Doze atrevimentos”, uma coletânea de textos e poemas, publicada em 2017 também de forma independente.

Em 2016, recebeu Menção Honrosa do Prêmio Imprensa Regional - Desporto Com Ética, pelo trabalho: “A Participação dos Pais Na Prática Desportiva dos Filhos”, publicado na Revista Anim´Arte. Foi o 1º classificado da 4ª edição do Prêmio Desporto “Ética Para a Imprensa Regional 2016” com o artigo “Falta de Cultura Desportiva”, publicado na imprensa regional de Viseu. Ambos os prêmios, atribuídos pelo Plano Nacional de Ética Desportiva em parceira com o Clube Nacional de Imprensa Desportiva.

Em 2017, recebeu a Menção honrosa do Plano Nacional de Ética no Desporto 2017. O júri, constituído por Gentil Martins (Associação dos Atletas Olímpicos), Carlos Albuquerque (jornalista da RTP) e Murillo Lopes (secretário-geral do CNID), reconheceu o seu trabalho metódico e sistemático, com colaborações dispersas em vários órgãos de comunicação da região onde reside, sempre com o evidente objetivo de promover e divulgar os princípios e as regras da Ética no Desporto junto de atletas, encarregados de educação, docentes e dirigentes desportivos.

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar

Nossos Parceiros