Home » , , , » Coletânea de crônicas é publicada em novo livro do autor mineiro Alexandre Brandão

Coletânea de crônicas é publicada em novo livro do autor mineiro Alexandre Brandão

Por: J. B. Novare Em: 23/01/2018

Com novo lançamento agendado para o dia 24 de fevereiro, em São Paulo/SP, o livro de crônicas “O Bichano Experimental”, publicado pela Editora Patuá (São Paulo), é o mais recente trabalho do autor mineiro Alexandre Brandão. Nele, o autor reúne uma coleção de crônicas que foram escritas entre 2010 e 2016. O livro possui 180 páginas e foi publicado pela Editora Patuá.

“O Bichano Experimental” é segundo livro de crônicas de Alexandre Brandão, e a motivação pela sua escrita tem a ver com a aceitação que elas encontram no público que frequenta o seu blog, o “No Osso” (www.noosso.blogspot.com.br). Além das demais publicações, nas quais suas crônicas aparecem. “A crônica costuma promover um diálogo muito grande com os leitores, ao contrário do conto, por exemplo”, cita o autor.

“Tenho profundo respeito pelo gênero e por quem o cultiva com cuidado. Alexandre Brandão é um. Tenho sido seu fiel leitor desde que nos conhecemos. Ele reconhece o terreno e avança: reverencia a tradição e compõe os próprios temperos; toca os standards e sampleia novos acordes; conhece a principal ferramenta de trabalho, a língua, e faz dela gato e sapato, quando lhe convém”, cita Sérgio Fantini, no prefácio da obra. “O que sempre me impressionou nesses camaradas é a capacidade, na minha opinião um dom, de tratar os temas mais comezinhos como se lidassem diretamente com as musas - em carne e osso e profunda intimidade. Com o tempo, entendi que, além de dom, é uma técnica literária apurada, mas também entendi algo mais: trata-se de generosidade”, continua.

Foto: Átila Roque
Alexandre Brandão é mineiro natural de Passos, mas vive atualmente no Rio de Janeiro/RJ. É casado e tem três filhos. Possui formação em Economia e trabalha como funcionário público. No campo da literatura, publica desde 1991 e, entre livros seus e participações em coletâneas, tem 12 livros. Em 2012, lançou o seu primeiro livro de crônicas com o título “No Osso: Crônicas Selecionadas”, publicado pela Cais Pharoux, do Rio de Janeiro. O autor escreve principalmente contos e crônicas, estas saem em alguns veículos eletrônicos, como é o caso da revista Rubem (www.rubem.wordpress.com), e ficam também definitivamente hospedadas em seu blog.

Em 2014, Alexandre lançou, pela Editora Oito e Meio (Rio de Janeiro), a coleção de contos “Qual É, Solidão?”. No ano passado (2017), participou de duas coletâneas: “Nosotros - 20 Contos Latino-americanos”, pela Editora Oito e Meio, e “Perdidas: Histórias Para Crianças Que Não Têm Vez”, pela Editora Imã, do Rio de Janeiro.

O lançamento da obra “O Bichano Experimental” será na Patuscada - Livraria, Bar & Café (Rua Luís Murat, 40), a partir das 19 horas, em São Paulo/SP. Outros eventos de apresentação do livro estão previstos para as cidades de Belo Horizonte e Passos, com datas ainda não definidas. Mais informações sobre o lançamento do dia 24 de fevereiro estão no link do Facebook: www.facebook.com/events/192042474866371/. O preço de venda do livro é de R$ 40,00 (formato impresso) pelo site da editora (www.editorapatua.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=531&Itemid=53).

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar

Nossos Parceiros