Home » , , , , , » Professora e autora Virgínia Louzada aborda Educação Infantil em livro que será lançado no Rio de Janeiro

Professora e autora Virgínia Louzada aborda Educação Infantil em livro que será lançado no Rio de Janeiro

Por: J. B. Novare Em: 02/12/2017

A tese de Doutorado em Educação apresentada por Virgínia Louzada, no início de 2015, vira livro com o título “A Educação Infantil No Contexto das Avaliações Externas Em Larga Escala”, e está sendo publicado pela Editora Appris. A obra destina-se a professores da educação básica e pesquisadores da área da Educação, e coloca em discussão a função da pré-escola e a concepção de alfabetização que orienta as políticas para a primeira infância no Rio de Janeiro. O lançamento será às 15 horas do dia 5 de dezembro, no Auditório do ProPed/UERJ (Rua São Francisco Xavier, 524, 12° andar - Maracanã), no Rio de Janeiro/RJ.

O livro pretende discutir a concepção de avaliação em pauta na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro para a educação infantil, modalidade pré-escola, a partir da implementação dos Cadernos Pedagógicos para essa etapa da educação básica, no período de 2009 a 2016. Argumenta que tais cadernos visam preparar as crianças para as avaliações que farão ao longo de sua escolaridade, embora na educação infantil tais cadernos não apresentem explicitamente o caráter preparatório que apresentam no ensino fundamental.

Os cadernos pedagógicos são um material estruturado, elaborado e distribuído pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro para todos os anos de escolaridade do ensino fundamental, desde o primeiro mandato de Eduardo Paes, ex-prefeito da cidade. No ensino fundamental, os cadernos de apoio pedagógico visam preparar as crianças para as Avaliações Bimestrais da Rede. Na educação infantil não apresentam explicitamente o caráter preparatório que apresentam no ensino fundamental, uma vez que não há provas externas padronizadas para essa faixa etária.

Estudos apontam que crianças pré-escolares possuem um melhor desenvolvimento intelectual e sociocomportamental do que crianças que não frequentaram a pré-escola. A autora argumenta que a preocupação com o desempenho escolar futuro dos alunos da rede justifica a antecipação da aquisição do código escrito para a pré-escola, e defende que este cenário empobrece o trabalho pedagógico realizado nesta faixa etária. Neste sentido, justifica-se a importância da obra, pois torna-se necessário discutir as políticas que orientam o trabalho cotidiano realizado nas instituições de pré-escola de uma das maiores redes públicas da América do Sul.

O material começou a ser utilizados na pré-escola da rede pública municipal carioca a partir de 2012. Suas atividades estão direcionadas para a aquisição do código escrito, pois intencionam oferecer a sistematização de um trabalho com a leitura e a escrita na educação infantil, com diferentes gêneros textuais e atividades pensadas a partir do trabalho pedagógico baseado na consciência fonológica.

Virgínia Louzada é Doutora em Educação pela UFF, onde também recebeu o título de Mestre em Educação. Pesquisa a área de Educação, com ênfase na avaliação, atuando nos temas: avaliação da aprendizagem, políticas de avaliação para a educação básica, avaliação na educação infantil, cotidianos e avaliação e alfabetização e avaliação. Também atua como professora da Faculdade de Educação da UERJ.

“Dá um trabalhão danado escrever uma tese, sabe? E muita gente acaba não tendo acesso ao material, pois muitas pessoas não leem trabalhos acadêmicos. Então tive a ideia de transformar a tese em livro, para que os profissionais de educação e o público em geral possam ter acesso ao trabalho, pois livros costumam ter maior visibilidade do que teses e dissertações”, destaca Virgínia Louzada sobre a obra. Esse é o primeiro livro publicado da autora. Porém, já possui artigos publicados em dois livros organizados por outros autores.

O seu livro “A Educação Infantil No Contexto das Avaliações Externas Em Larga Escala” possui cerca de 205 páginas e está à venda por R$ 59,00 (físico) e R$ 26,00 (e-book) pelo site da Editora Appris (http://www.editoraappris.com.br/educacao-e-pedagogia). Também podem ser adquiridos diretamente com ela pelo e-mail virginialouzada.feuerj@gmail.com, sujeito a desconto de acordo com a postagem nos Correios.

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar

Nossos Parceiros