Home » , , , , , , , , » Portuguesa Isabel Rama discute “A Mediação Familiar Em Casais do Mesmo Sexo” em seu primeiro livro

Portuguesa Isabel Rama discute “A Mediação Familiar Em Casais do Mesmo Sexo” em seu primeiro livro

Por: J. B. Novare Em: 26/12/2017

As mudanças sociais, os diferentes tipos de famílias, conflitos, a mediação familiar, foram fontes de pesquisas para a portuguesa Isabel Rama, na elaboração da sua dissertação para o curso de Mestrado em Política Social, e que resultou no projeto literário “A Mediação Familiar Em Casais do Mesmo Sexo”, publicado pela Chiado Editora. O livro, que possui 140 páginas, aborda temas bastante comuns, como a família e o homossexualismo, os conflitos e os preconceitos vivenciados e enfrentados por esses grupos sociais, além de trazer respostas para diversas perguntas sobre o assunto.

A autora Isabel Rama, apresenta no livro um tema atual e inovador, sendo o primeiro trabalho já realizado na área. O estudo vem acompanhado por elementos de provas, com referências bibliográficas, estudo quantitativo obtido por inquérito. O livro foi credível e revisto cientificamente por professores universitários, e em razões disso é útil para profissionais da área social, psicólogos, juristas, além de leitores interessados no assunto.

“A Mediação Familiar Em Casais do Mesmo Sexo” é o primeiro livro publicado da autora, e apresenta respostas para diversas perguntas: o que é a mediação familiar? Quais suas características? Qual o âmbito de aplicação? Qual a diferença entre a medição familiar e os processos judiciais? Como ela surgiu? Além disso, a obra discute também sobre o preconceito em mediar casais do mesmo sexo, a receptividade desses casais à mediação familiar, e o que pensa a população homossexual sobre o mediador(a).

O lançamento oficial da obra ocorreu no último dia 27 de Setembro no Chiado Café Literário em Lisboa (Portugal). A próxima apresentação da obra acontecerá no dia 6 de janeiro 2018, às 15 horas, na Biblioteca Municipal da Figueira da Foz. E no dia 3 de fevereiro será na FNAC de Leiria (Centro Comercial Leiria Shopping), às 17 horas.

A obra custa 3,00 euros (R$ 9,00) no formato digital e 12,00 euros (R$ 48,
00) o livro impresso, nas livrarias online Chiado Editora (https://www.chiadoeditora.com/livraria/a-mediacao-familiar-em-casais-do-mesmo-sexo), Wook, FNAC e Bertrand. E em lojas físicas, em Portugal, Meio Mundo (Livraria e Papelaria , lda), Livraria 100ª Página, Papelaria Lusitana (Eira Marques Gonçalves, lda), Porto Editora S.A, Livraria Oswaldo Sá, Sousa Sobrinho & Freixo Lda, Livraria de José Alves Lda, Livraria Chic Lda, Livraria Graça, Livraria Esperança e DOMUSPEPE.

Isabel Rama é natural do concelho de Montemor-o-Velho, distrito de Coimbra (Portugal). É Licenciada em Serviço Social, pelo Instituto Superior de Serviço Social de Coimbra, Pós graduação em Desenvolvimento Integrado e Políticas Sociais, pelo ISMIT (antigo ISSSC), Curso de Mediação Familiar (Instituto Português de Mediação Familiar). Possui Curso Teórico - Prático em Mediação de Conflitos (IMAP/Jurisolve), Mestrado em Política Social, ISCSP com tema de dissertação  “A Mediação Familiar Em Casais do Mesmo Sexo”, de que resultou a obra com o mesmo nome, e tem Pós-Graduação em Mediação de Conflitos em Contexto Escolar.

Dentre suas atividades profissionais, estão: Formadora com CCP, em várias entidades e com diversos tipos de público-alvo (cursos EFA em horário laboral e pós-laboral, sistema aprendizagem); Ex-docente em alguns módulos de Pós-Graduação em Mediação de Conflitos /Familiar (Business School – ISCAC); e  atualmente é formadora convidada nos cursos de Mediação Familiar do Instituto Português de Mediação Familiar. Ainda no âmbito da formação, Isabel Rama ministra em várias entidades uma formação de 24 horas, por si estruturada e direcionada para quem intervém na área social, a qual chama de “Mediação Familiar - Um Novo Caminho”.

Isabel Rama também é mediadora familiar no Sistema de Mediação Familiar – lista 6 (Coimbra, Leiria e Santarém) desde 2007, e mediadora privada inscrita na Lista de Mediadores de Conflitos (prevista na alínea “e” do nº 1 do art.9º da Lei nº 29/2013 de 19 de Abril, regulamentada pela Portaria 344/2013, de 27 novembro). Possui ainda publicação de artigos de divulgação da mediação familiar em vários jornais dos distritos de Coimbra, Leira e Santarém. O artigo “Mediação e Serviço Social” está no site Espaço do Assistente Social” e pode ser consultado pelo link http://www.eas.pt/mediacao-e-servico-social/.

2 Comentários:

  1. Olha que bela dica!!! Fiquei bem curiosa. Assunto intrigante, interessantíssimo, necessário!
    Vou dar uma conferida com certeza.
    Parabéns pelo post!
    ateoriadaslaranjas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Vitoria Bueno, segundo o contacto que tenho da Chiado Editora as Editoras no Brasil funcionam da seguinte forma que transcrevo: "A Livraria Cultura recentemente mudou seu modus operandi e agora disponibiliza os links ativos dos itens que possui em estoque na rede.

      Para solicitar a disponibilidade, é possível preencher o campo "Avise-me quando disponível" e a livraria irá providenciar os exemplares conosco.

      Sua obra pode ser encomenda no balcão das lojas da rede.


      A Saraiva trabalha da mesma forma.

      Se tiver leitores de São Paulo, capital ou em Santos, podes indicar a livraria Martins Fontes pois eles atendem pedidos das obras nos balcões da livraria!"

      Excluir

pesquisar

Nossos Parceiros