Home » , , , , , , , » Inscrições para o 3º Prêmio Rio de Literatura vão até o dia 12 de janeiro de 2018

Inscrições para o 3º Prêmio Rio de Literatura vão até o dia 12 de janeiro de 2018

Por: Blog Bookeiro Em: 25/12/2017

As inscrições para o 3º Prêmio Rio de Literatura, prorrogado até o dia 12 de janeiro de 2018, premiará e publicará obras nas categorias Poesia, Prosa de Ficção e Ensaio. O certame é uma iniciativa cultural promovida pela Fundação Cesgranrio e pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, visando a promoção e a premiação de autores brasileiros, em 02 (duas) modalidades, a saber: Obras Publicadas e Novo Autor Fluminense. O prêmio tem a intenção de reconhecer a qualidade da produção literária nacional e selecionar as melhores obras publicadas nas categorias em destaque.

O Prêmio na modalidade Obras Publicadas destina-se a obra de autor(a) brasileiro(a), nato(a) ou naturalizado(a), em língua portuguesa, nas categorias Prosa de Ficção, Ensaio e Poesia. As categorias do Prêmio na modalidade Obras Publicadas são Prosa de Ficção (romance, conto e crônica), Ensaio (obras de não ficção, críticas e reflexivas), Poesia (poesia em versos e formas correlatas). Não serão aceitas obras de literatura infantil, infantojuvenil e de dramaturgia.

O Prêmio, na modalidade Novo Autor Fluminense, destina-se a obra inédita de autor(a) residente ou nascido(a) no Estado do Rio de Janeiro, em língua portuguesa, ainda não inserida no mercado editorial, especificamente na categoria Ficção. Essa categoria compreende aceita apenas obra de Ficção (romance, conto, crônica, prosa e poesia, em versos e formas correlatas). E bem como as anteriores, não serão aceitas obras de literatura infantil, infantojuvenil e de dramaturgia.

Para concorrer modalidade Obras Publicadas, a obra inscrita deve ter sido publicada em 1ª (primeira) edição entre 1º de outubro de 2016 e 1º de outubro de 2017. Entende-se por publicação o processo de edição de uma obra literária impressa ou digital (com exceção a obras publicadas em plataformas de autopublicação), e sua distribuição física ou virtual em livrarias ou pela Internet. Será permitida a inscrição de obra, cuja pequena parcela do conteúdo tenha sido publicada anteriormente, em blogs pessoais ou revistas eletrônicas, desde que tal publicação não tenha ultrapassado 25% do total da obra.

A modalidade Novo Autor Fluminense, exclusiva para descobrir os novos talentos do estado do Rio de Janeiro, e vai abranger novos nomes da literatura que tenham nascido ou residam no estado do Rio de Janeiro. A iniciativa também viabiliza a edição e a publicação de mil exemplares de sua obra, que serão doados ao autor e distribuídos para bibliotecas públicas e comunitárias do estado. O autor estreante e inscrito nessa modalidade, deve ter até 2 (duas) obras publicadas, registradas no ISBN (impresso ou digital). E a obra inscrita deve ser inédita, nunca tendo sido publicada.

As inscrições para o Prêmio Rio de Literatura foram prorrogadas e acontecerão até o dia 12 de janeiro de 2018, somente pelo site do Centro Cultural Cesgranrio (https://seguro.cesgranrio.org.br/cultural_obras.aspx). Cada participante poderá inscrever somente uma obra na modalidade do Prêmio que escolher, sendo permitido inscrever-se somente em uma modalidade. Serão considerados para este Prêmio somente livros de autoria única, não podendo concorrer obras em coautoria, ou que façam parte de compilações ou compêndios, e que ao sejam adaptações ou reedições. A divulgação das obras finalistas acontecerá no próximo ano.

A obra vencedora do Prêmio na modalidade Novo Autor Fluminense, receberá um prêmio em dinheiro no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais), e a publicação de 1.000 (mil) exemplares por editora indicada pela organizadora do Prêmio, cabendo a essa editora a comercialização da obra. As obras vencedoras do Prêmio, na modalidade Obras Publicadas, receberão um prêmio em dinheiro no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais) cada uma.

Mais informações e dúvidas podem ser obtidas pela página oficial do concurso (https://goo.gl/AC7K33) e o edital no link https://seguro.cesgranrio.org.br/edital_3_premio_literatura.pdf.

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar

Nossos Parceiros