Home » , , , , , » Depois do sucesso dos seus textos em rede social, o paulista Ernesto Rojas publica seu primeiro livro de poesias

Depois do sucesso dos seus textos em rede social, o paulista Ernesto Rojas publica seu primeiro livro de poesias

Por: J. B. Novare Em: 27/12/2017

Depois do sucesso com poesias publicadas em rede social, o poeta paulista Ernesto Rojas reuniu os seus textos e resolveu publicá-los em um livro. A obra, que recebe o título de “Encontros”, foi publicada no formato físico e digital pelo Clube dos Autores, com 165 páginas e o lançamento está previsto para o dia 18 de fevereiro de 2018, em Santa Lúcia/SP. Os textos do livro possuem um profundo sentido filosófico, sem perder o sentido poético, que é o retrato da poesia.

“Encontros” não é um simples livro de poema, que parou no sentimentalismo. Pelo contrário, é um livro de profunda reflexão. Nele estão escritos poemas que nasceram da experiência humana, dos encontros que temos durante a nossa vida. O livro é divido em quatro partes: encontros consigo mesmo; encontros com Deus; encontros com o outro; e encontros com o mundo. Neste livro soa a vivência destas relações humanas e mostram a experiência que o autor teve dos encontros que, de tão determinantes que foram em sua vida, se tornaram poesia. Não trata-se de uma poesia de sentimentalismo superficial, mas nele cada individuo poderá encontrar-se, pois sentimentos como dor, saudade, alegria, tristeza e tranquilidade, são experiências humanas. Nele estes temas são tratados de modo filosófico sem perder o encantamento poético.

A vontade de escrever um livro sempre acompanhou o autor desde pequeno, ainda do tempo de colegial quando começou a escrever os seus primeiros poemas, aos quinze anos. Mas a vergonha o parava, pois não considerava os textos tão bons a pontos de torná-los públicos. Até que em 2013, Ernesto compôs uma poesia, que havia gostado muito, pois dizia muito a seu respeito e do momento que estava vivendo. Postou-a no Facebook. A publicação recebeu tantos comentários, curtidas e compartilhamentos que ele ficou surpreso com a repercussão do texto. Desde, então, suas poesias começaram a ser postadas em seu Facebook pessoal. Seus amigos começaram a sugerir nas postagens a ideia de juntar as poesias e compor um livro, vendo aí a possibilidade do sonho de menino tornar-se realidade.

O título da obra surgiu naturalmente na cabeça de Rojas, quando estava separando as poesias que comporiam o livro, percebendo que elas sempre retratavam a algo ou alguém. Haviam nascidas de uma experiência marcante e determinante em sua vida, numa palavra de algum encontro. E em numa tarde de domingo, depois de escrever sobre um encontro que tive com um amigo, surgiu o nome do livro “Encontros”. “Porque a poesia nasce destes encontros pessoais que temos conosco mesmo, com Deus, com o outro e com a natureza. É da experiência religiosa, que transcende o aspecto humano, que temos destes encontros, que nasce a forma poética”, diz ele.

Ernesto Rojas é o pseudônimo de Cleber Wanderlei Ernesto, uma referência que veio desde cedo do seu avô Felipe Rojas, o qual algum tempo depois, quando Ernesto começou a escrever publicamente, foi acometido por um AVC. “Foi horrível a sensação da perda. Quando retornou do hospital, em um texto escrito ao fim coloquei aleatoriamente Ernesto Rojas, o primeiro sobrenome do meu pai, e o segundo sobrenome do meu avô, como forma de homenageá-lo. Então, assumi este nome como o nome público em minhas obras”, revela o autor.

Rojas nasceu em São Carlos, cidade do interior paulista, e atualmente reside em Santa Lúcia, também no interior de São Paulo. Esta por vez, é uma cidade pequena, pacata do interior, com uma média de nove mil habitantes. Ernesto dedica-se a estudos, é formado em Filosofia pela Faculdade João Paulo II, de Marília/SP, e atualmente cursa Letras pela UNIP de Araraquara/SP.

Este é o primeiro livro do autor e com um grande alcance de público. Em 2015 ele fez uma pequena compilação de poemas com temas religiosos e lançou, em homenagem ao nascimento do seu sobrinho, um livreto com algumas poesias com o título “Pequenos Poemas da Alegria de Jesus”. O livro foi algo independente, mas com um enorme retorno. Quando Ernesto postou no Facebook e Instagram a respeito da obra, muitas pessoas logo se interessadas em adquiri-la. “Foi uma grande surpresa para mim o interesse do público pela obra. Eram poemas religiosos, orações católicas. As vezes as orações nascem em forma de poesia. Então vi a possibilidade real de escrever um livro, e perdi um pouco o temor da rejeição pública a respeito daquilo que escrevia”, lembra ele. “Algumas pessoas me perguntam se não escrevo contos, histórias etc... Eu, como escritor, sou poeta. Esta é a minha vocação, é o que me caracteriza e me realiza como pessoa, profissional e acadêmico. Creio que escreverei a vida toda, para mim a poesia é uma necessidade existencial. Sem medo de está sendo exagerado, creio se eu parar de escrever, morro. A poesia não é somente minha profissão, mas o modo de eu viver, enxergar o mundo e me relacionar com as pessoas”, conclui.

Atualmente, Ernesto Rojas possui outra obra iniciada em forma de poesia-romance, a qual está escrevendo sobre a História do Brasil, e possivelmente será o próximo trabalho a ser publicado. Mas ainda há muito pela frente, pois ainda está no início da obra e, ao mesmo tempo, é algo inaudito para si porque é primeiro trabalho que realiza neste formato.

Seu livro “Encontros” está disponível no site do Clube de Autores (https://www.clubedeautores.com.br/book/246794--ENCONTOS#.Wj8PrNKnHMw) por R$ 40,40 o impresso, e por R$ 17,22 no formato digital (e-book). O primeiro lançamento do livro será no dia 18 de fevereiro de 2018 (domingo), às 15 horas no Centro Educacional (Rua Domingo de Prince, S/N, Praça), em Santa Lúcia/SP. A entrada será gratuita, e na ocasião haverá o sorteio de três exemplares da obra.

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar

Nossos Parceiros