Home » , , , , , , » 11ª Feira do Livro de São Luís (FeliS) encerra neste domingo, dia 19 de novembro

11ª Feira do Livro de São Luís (FeliS) encerra neste domingo, dia 19 de novembro

Por: J. B. Novare Em: 15/11/2017

Com abertura na última sexta-feira (10) a 11ª Feira do Livro de São Luís (FeliS) se estenderá até próximo domingo, dia 19, em diversos pontos do Centro Histórico da capital São Luís. Esta edição de 2017 traz a escritora maranhense Maria Firmina dos Reis, como patrona do evento, em homenagem aos 100 anos de seu falecimento. Durante a feira, os visitantes estão tendo a oportunidade de acompanhar o lançamento de dezenas obras, sendo portanto, 40 delas de escritores do Maranhão. O horário de funcionamento do evento é de 10 às 22 horas, com palestras, lançamentos de livros, apresentações culturais, exposição, espaço infantil e atividades literárias.

Criada pela Lei Municipal Nº 4.449, de 11 de janeiro de 2005, a FeliS deste ano está sendo realizada em parceria com o Governo do Estado e a prefeitura de São Luís. O evento tem o objetivo de fomentar a tradição literária e cultural da capital maranhense, propiciar o maior acesso ao livro, estimular a formação de novos leitores e incentivar as cadeias produtivas em torno do livro e da mediação da leitura.

Imagem: FeliS 2017
Foram preparados 34 stands para livreiros e seis institucionais. Autores de outros estados foram convidados, além outros artistas. E os visitantes podem conferir os lançamentos das obras em destaque, no Cine Praia Grande e no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho.

A patrona da 11ª edição da FeliS, Maria Firmina dos Reis, foi uma autora negra considerada a primeira romancista brasileira, cujo centenário de sua morte é comemorado este ano. Ganhou destaque por sua ousadia, originalidade e pioneirismo no cenário literário nacional, destacando-se como contista, folclorista, poetisa, abolicionista, romancista e compositora. É a autora do primeiro romance abolicionista, "Úrsula", publicado em 1859, e o primeiro escrito por uma mulher negra no Brasil.

Da programação dos próximos dias, destacam-se os lançamentos das obras:

DIA 16/11
16h - “Lili Ifrit e o mundo dos humanos”, de Jaqueline da Costa Dutra de Morais;
17h - “Cenas escondidas de um trabalho árduo”, de Maria Goreth Cantanhede;
18h - “Palavras de um pequeno poeta Cordel”, de Renato Lucas Pereira Gomes;
19h - “João, o menino cantador (biografia)”, de Andréa Oliveira.

DIA 17/11
16h - “Receitas da Vovó Lourdes – 3ª edição”, de Maria de Lourdes;
17h - “Um olhar inclusivo sobre o ensino das ciências e de matemática”, de Fabio Henrique Silva Sales e Regiana Sousa Silva;
19h - “São Luís em palavras”, de Celso Borges;
20h - “Uma charge do Brasil”, de Francisco das Chagas.

DIA 18/11
16h - “Diário Mágico: um segredo para contar”, de Sharlene Serra;
18h - “A Bruxinha Lelenzinha e as cores”, de Anízia Nascimento;
19h - “Contramaré”, de Samara Volpony;
20h - “Maranhão 666”, de Ramusyo Brasil.

DIA 19/11
16h - “Música para afogamentos”, de Arnaldo Vieira.
17h - “Alto de Pinho e Anil - Parceiros inesperáveis e o segredo da família Gonzaga”, de Jorge Fernandes.

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar

Nossos Parceiros