Home » , , , , » Poesias de Ana Caroline Aguiar, abordam conceitos de saúde na obra “Poesia e Saúde: trocas, trilhos e trocadilhos”

Poesias de Ana Caroline Aguiar, abordam conceitos de saúde na obra “Poesia e Saúde: trocas, trilhos e trocadilhos”

Por: J. B. Novare Em: 16/10/2017

A obra “Poesia e Saúde: trocas, trilhos e trocadilhos”, da autora cearense Ana Caroline Aguiar, é uma publicação com dez capítulos que abordam conceitos diferentes de saúde, em suas variadas dimensões integradas, do ponto de vista científico, e, a seguir, trazem ilustrações da ideia através de poemas reunidos. O livro foi editado pela Premius Editora com 240 páginas, e o lançamento e pré-venda ocorrerá no dia 28 de outubro, às 19:30h no Torre Del Paseo, auditório do pavimento E (Av. Santos Dumont, 3131, Aldeota), em Fortaleza (CE).

Poesia e Saúde fazem do livro lugar de encontro e trazem, cada uma, muitos de seus autores (como Perls, Freud, Rogers, Gastão Wagner, Merhy, Paulo Amarante, alguns neuropsicólogos; Rubem Alves, Manoel de Barros, Vinicius de Moraes, Saramago, Guimarães Rosa, Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade), campos, formas (Saúde Coletiva, Saúde Mental, Psicologias, Neurociências; sonetos, cordel, versos livres, rimas alternadas) e linguagens (científica e poética), evidenciando aos leitores ricas trocas, viáveis trilhos e inúmeros trocadilhos entre ambas. Temas variados de saúde, em suas múltiplas dimensões (corporal, psicológica, neurofisiológica, social), são discutidos cientificamente pela autora, psicóloga e pesquisadora, e exemplificados em poemas de sua autoria.

O livro está por R$ 35,00 (preço de lançamento) sob encomenda com a autora, através do e-mail anacarolaguiar@gmail.com, pela página do Facebook Poesia e Saúde: Trocas, Trilhos e Trocadilhos, ou através do Instagram profissional da autora: @psicologa_carol_aguiar. Após o lançamento, o livro será distribuído para livrarias e ficará à venda na Editora Premius (Rua Manuelito Moreira, 55 -Benfica, Fortaleza-CE).

Outro trabalho da autora é a obra “Era uma vez... alguns usuários de drogas, um CAPS AD e muitas tentativas de viver feliz para sempre”, escrito com usuários e trabalhadores da Saúde Mental, onde atuou. Teve como editora a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE). O livro traz um conjunto de histórias - produzidas, trabalhadas, ressignificadas e com tentativas constantes de finais felizes - que fizeram parte do Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e (Outras) Drogas de Horizonte - CE em seu primeiro ano de existência (julho de 2013 a julho de 2014). Uma vez humanas, as narrativas trazem emoções diversas, das mais tristes às mais felizes, e são feitas pelos usuários, profissionais e residentes de Saúde Mental Coletiva que viveram o serviço nesse período, além de estarem presentes, também, narrativas de livros, quadrinhos, fábulas, filmes, poemas, músicas e outras artes, utilizadas em um grupo terapêutico deste CAPS AD, que se propõe a trabalhar histórias de vidas a partir dessas outras.

Ana Caroline Aguiar é Psicóloga (Universidade Federal do Ceará, 2007), possui especialização em Psicopatologia e em Saúde Mental. É mestre em Ensino na Saúde, realiza estudos e formações diversos e assíduos em Gestalt-terapia e em Neuropsicologia. Trabalhadora, educadora, militante, pensante e autora do Sistema Único de Saúde e da Saúde Mental desde 2007. É preceptora de Psicologia na Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará, apostadora e atuante na Educação e(m) Saúde, conferencista e professora convidada em eventos e cursos de Saúde.

É idealizadora, organizadora e coautora do livro “Era uma vez... alguns usuários de drogas”, um CAPS AD e muitas tentativas de viver feliz para sempre, escrito com usuários e trabalhadores da Saúde Mental.
Escrita para compreender e produzir a vida desde a infância;
Escritora de artigos científicos, artigos de jornal, capítulos de livros, poemas, textos e afetos diários. Amante e estudiosa da Língua Portuguesa, com formação específica na Casa de Cultura Portuguesa da Universidade Federal do Ceará, adepta e planejadora de roteiros turísticos literários, e mantenedora de biblioteca com, atualmente, cerca de 1000 obras em casa.

“Desde a infância, escrever é minha forma prioritária de decodificar o mundo. Aos poucos, fui superando minha introversão característica e expondo meus escritos às pessoas. Felizmente, fui recebendo muitos retornos positivos, que cresceram e se tornaram pedidos enfáticos para que eu transformasse os escritos em livro. Assim, fui me encorajando e pensando em como reunir em um mesmo livro aquilo que mais definia minhas produções: as Ciências da Saúde (em especial, a Psicologia) e a Literatura (em especial, a poética)”, relata Ana Caroline.

Ana Caroline aprendeu, durante a vida toda, que escrita científica não se mistura com a literária, e, como amante de ambas, resolveu desafiar essa barreira. De muito pensar, nasceu a obra “Poesia e Saúde: trocas, trilhos e trocadilhos”. O livro nasceu de muitos encontros, não só da ciência com a literatura, mas da sua formação como escritora com muitos outros autores (cientistas, filósofos, poetas, artistas, etc.), que aparecem ao longo das páginas, e com muitas pessoas que lhe foram motivos de gratidão, incentivo e inspiração.

2 Comentários:

  1. São temas que ainda não vi serem abordados em livros dessa forma. Realmente é inovador o que ela fez e fiquei curiosa para saber a forma que ela relata esses estudos, junto com a literatura.
    Certeza que essa autora-psicologa vai ter sucesso com o livro <3

    Cupcakeland

    ResponderExcluir
  2. Oi, Karoline! Obrigada! :) De fato, até onde conheço, a proposta é inédita, ineditismo que, inclusive, marcava quase o impossível em algumas falas que escutei, daí o esforço maior em tornar real essa obra. Acessa a página do Facebook (https://www.facebook.com/poesiaesaude/) para compreender melhor a proposta. ;) E, caso queira trocar ideias, eis meu email: anacarolaguiar@gmail.com. Um abraço!

    ResponderExcluir

pesquisar

Nossos Parceiros