Home » , , , , » Autor capixaba Marcos Brando apresenta novo livro, “A Fada de Algodão”, em eventos no Espírito Santo e Minas Gerais

Autor capixaba Marcos Brando apresenta novo livro, “A Fada de Algodão”, em eventos no Espírito Santo e Minas Gerais

Por: J. B. Novare Em: 24/10/2017

Na obra infantojuvenil “A Fada de Algodão”, o autor capixaba Marcos Brando, faz um contraponto à clássica lenda urbana “A Mulher de Algodão” de forma educativa, abordando temas sociais, como o bullying, e propicia ações didático-pedagógicas que promovem um aprendizado significativo. O livro possui 56 páginas, foi publicado pela Chiado Editora Kids e o primeiro lançamento está previsto para o dia 08 de novembro no campus do Instituto Federal do Espírito Santo – IFES (Rua Augusto Costa de Oliveira, 660), em Piúma (ES), às 18 horas, com um coquetel e a participação da cantora Sara Garcindo.

Na história, a Fada de Algodão tem que proteger o Mundo Encantado e o Mundo Real (nosso mundo) da Bruxa Tracilda e suas irmãs, mas é aprisionada em um livro que é enviado para algum lugar do nosso mundo. E só será libertada se três crianças puras e inocentes lerem a frase mágica que está em uma das páginas, mas, mesmo assim, as crianças ainda precisam fazer um pedido que possa ajudar a melhorar a educação, só desta forma a Fada poderá retornar e impedir que o meio ambiente seja destruído. A história é repleta de aventuras e envolve todas as faixas etárias de forma muito interessante e com muitos pontos que podem dar vasão a discussões no ambiente familiar e ou escolar.

“O livro surgiu da ideia de se fazer um contraponto à lenda urbana ‘A Mulher de Algodão’, muito presente nas décadas de 70 e 80. O objetivo era tirar o peso daquela personagem, que de vítima se transformara em vilã. Mas a história do livro é totalmente diferente, faz apenas uma menção àquela lenda, podemos até considerar uma fanfiction, mas a ideia principal passou a ser escrever um livro que agradasse as diversas faixas etárias. E a decisão de publicá-lo só aconteceu depois que foi adaptado para o teatro, pois ao final do espetáculo as pessoas perguntavam como fazer para comprar o livro”, declara Marcos.

Outro livro publicado por Marcos Brando é a obra “As Razões das Pedras”, pela Editora Clube de Autores, cuja nova edição está prevista para o próximo ano. As tramas que envolvem as personagens do livro fazem com que o leitor abra discussões sobre temas que só saberemos como responder se por acaso nos colocarmos no lugar. E assim acontece quando um juiz tem que abrir mão de seu filho para que este se case com uma prostituta, ou quando um casal que se ama loucamente, e após um acidente com o marido, passam a discutir sobre o problema sexual que ele carrega como consequência, ou quando uma mãe abandona seu filho e ainda quando um pastor se torna um dos bandidos mais procurados. Tudo isso faz parte deste livro que, além de trazer intrigas, seduções, paixão, amor, ódio, crimes e perseguições, provoca o leitor a se posicionar e a se colocar no lugar das personagens.

Outra sessão de lançamento da obra “A Fada de Algodão” está prevista para o dia 10 de novembro na Escola Viva de Ecoporanga (Rua Joaquim de Souza Lima, 260 - Nossa Sra. Aparecida), em Ecoporanga (ES), às 19 horas com distribuição de algodão-doce e a participação das cantoras da banda Ellous. O autor esteve recentemente em uma palestra na Escola Estadual Ecoporanga (projeto Ler, Viver e Interpretar), no dia 16, na palestra sobre "Processo Criativo do Escritor" e debate sobre o livro “As Razões das Pedras” no campus do IFMG em Governador Valadares (MG), no dia 20, em uma exposição do livro “A Fada de Algodão” no dia 19 na FLIGV, e no dia 21 no evento do "Amigo Livro" na Masterplace em Vitória (ES).

O livro “A Fada de Algodão” está por R$ 30,00 no Brasil nas livrarias Cultura, Galileu, Janina, Cia dos Livros, Travessa, Livrarias Curitiba, Blooks, Saraiva e Martins Fontes, e por € 9,00, em Portugal, nas livrarias Fnac, Bertrand e Wook. Também se encontra no site da editora (www.chiadoeditorakids.com/livraria/a-fada-de-algodao).

Marcos Brando é o pseudônimo de Marcos Antônio de Jesus, capixaba nascido em Vila Velha (ES). É graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo, pós-graduado em Docência do Ensino Superior e pós-graduado em Informática na Educação. Em 1988 resolveu dedicar-se ao teatro, onde participou de algumas montagens de peças teatrais como ator, e boa parte delas escrita pelo próprio grupo. A partir de 1991 começou a escrever seu próprio espetáculo, e em 1992 levou este show para os palcos, com o nome de “Marcos Brando de Língua Solta”. A peça trata-se de um show de comédia. Marcos também escreveu crônicas para um jornal local, na década de 90.

Na Educação, mediou e ministrou aulas de história em escolas estaduais, tendo também atuado como mediador em escolas municipais. Criou os projetos “Radio Recreio” e “Radio BM”, o que culminou com um convite para compartilhar o projeto no I Congresso Internacional de Telemática na Educação e no VII Encontro Nacional do Proinfo, em Fortaleza (CE). Idealizou e fundou, somado a simpatizantes pela literatura, a ALME - Associação Literária do Município de Ecoporanga. Ministrou aulas de teatros na Escola Estadual Daniel Comboni e organizou o sarau do município. Foi Coordenador Geral de Ensino e Diretor de Ensino no Instituto Federal do Espírito Santo, e atualmente desempenha a função de Pedagogo no mesmo instituto.

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar

Nossos Parceiros