Home » , , , , , , , , » Poemas inspirados em haicais ganham vida em livro infantil de Fabio Maciel e Márcio Sno

Poemas inspirados em haicais ganham vida em livro infantil de Fabio Maciel e Márcio Sno

Por: J. B. Novare Em: 04/08/2017

Com escrita de Fabio Maciel e ilustrações de Márcio Sno, será lançado no mês de setembro, na Bienal do Livro do Rio de Janeiro 2017, o infantil “Haicobra”, publicado pela Editora Bambolê, sob a coordenação editorial de Ana Cristina Melo. A obra é um projeto de parceria e traz poemas bem-humorados, inspirados em haicais, onde as crianças se surpreenderão durante e após a leitura, pois o livro é, literalmente, uma grande brincadeira. O lançamento oficial ocorrerá no dia 9 de setembro às 15 horas, no estande 3 (Pavilhão Verde - Calçada Literária).

Antes de ser livro, o “Haicobra” foi um fanzine. A ideia partiu do autor Márcio Sno, que em suas oficinas, desenvolvia um tipo de dobra em papel que tem o formato de uma cobra. “O Márcio me pediu para desenvolver um texto. Então escrevi uma poesia inspirada em haicais”, diz Fabio Maciel. “Lembro que quando lançamos esse zine, em 2015, fui ao Rio de Janeiro passear com a família e aproveitei para me encontrar com Fabio e sua companheira Patrícia Melo. Lembro dela enchendo minha bola, falando que aquele zine renderia uma excelente publicação e eu só concordando, querendo que ela mudasse de assunto e parasse de “viajar nas ideias”. Porém, nesse ano ela me veio com a notícia de que apresentou a proposta para a Ana Cristina Melo, da Editora Bambolê, que amou a proposta e queria publicar imediatamente”, revela Márcio Sno.

Depois disso foram muitas conversas entre os três (Márcio, Fabio e Patrícia) para chegarem a uma proposta visual que conversasse com a cobra e o texto do Fabio. Chegaram aos motivos indígenas e Márcio passou a pesquisar e ilustrar. Ele contou com a ajuda da pesquisadora Magda Pucci que lhe apresentou o Mahku, grupo de artistas indígenas que ilustram os transes quando estão sob efeito da Ayahuasca, nos quais aparecem muitas imagens de cobras. E o resultado disso está no livro “Haicobra”. “A publicação manteve o formato original do zine, ou seja, em formato de uma cobra, que é bem interessante e que nos deixou bem feliz com o resultado”, diz Márcio.

Fabio Maciel nasceu no Rio de Janeiro, em 1978. É formado em História e Biblioteconomia, e Mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Edita fanzines através do selo Tytyvyllus Publicações, além de ter colaborado em outras publicações independentes com contos, poesias e ilustrações. Além de escrever e ilustrar, trabalha como bibliotecário na Universidade Federal do Rio de Janeiro  (UFRJ) e desenvolve projetos em parceria com o Estúdio Varal Editorial. Também é associado à AEILIJ desde 2015. Para saber mais sobre os trabalhos do autor, basta conferir o seu portfólio em: www.fmaciel.com.

Márcio Sno, nascido em 1975 na capital paulista, formou-se em Jornalismo e há 24 anos desenvolve trabalho com zines na produção, pesquisa e capacitação. Embora não goste do título, é considerado uma referência no assunto no Brasil. Já ilustrou para diversas bandas de rock independente e zines. Dá oficina de zines há 12 anos e desde 2015 vive exclusivamente desse trabalho e na venda dos materiais que produz. Hoje responde como Márcio Sno Produções.

Dentre outros trabalhos, Fabio Maciel ilustrou, em 2015, "O Menino, O Bilhete E O Vento" (Editora Bambolê), que foi selecionado para o Catálogo Literário Autorias da Diversidade. Atualmente, além do Haicobra, que fez em parceria com Márcio Sno, ele está ilustrando uma adaptação da história “A Princesa e A Ervilha”. Ambos serão lançados na Bienal do Livro do Rio de Janeiro este ano. Já Márcio Sno, lançou em 2015 o livro “O Universo Paralelo Dos Zines”, publicado de forma independente pelo selo timoZINE da Editora Timo. Essa publicação resume oito anos de pesquisa autônoma e mostra o contexto sobre os zines, sua origem, transformações, o perfil do editor, o uso em sala de aula, etc. Hoje é considerada essencial para quem pesquisa sobre o assunto. E em breve, mais um dos seus zines virará livro.

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar

Nossos Parceiros