Home » , , , , , , , » Inscrições no concurso literário para estudantes maranhenses vão até o mês de novembro

Inscrições no concurso literário para estudantes maranhenses vão até o mês de novembro

Por: J. B. Novare Em: 29/08/2017

Com o tema “Josué Montello: Vida e Obra” e o objetivo de aprofundar o conhecimento dos estudantes da rede pública estadual de ensino, e incentivar produções artísticas e literárias dos estudantes, as secretarias estaduais de Educação (SEDUC), Cultura e Turismo (SECTUR) do Maranhão, promoverão o “Concurso Artístico e Literário Josué Montello: Vida e Obra”, com inscrições abertas desde o dia 21 de agosto até o dia 06 de novembro de 2017, enviando os documentos exigidos no edital para o e-mail premiojosuemontello@adm.ma.gov.br.

O certame é uma homenagem ao centenário do escritor maranhense Josué Montello, e terá quatro modalidades: Redação, Poesia, Desenho e Fotografia. Será destinado aos estudantes do Ensino Médio das escolas da rede pública do Estado do Maranhão, visando despertar o interesse destes para a leitura, divulgar a literatura maranhense nas escolas estaduais, e reconhecer e promover a escola como espaço de produção artística, literária e cultural. 

As produções artísticas e literárias devem estar enquadradas em apenas uma das modalidades e seguir algumas regras básicas. Para “Redação”, serão aceitas as que apresentarem título de acordo com o estilo textual, podendo ser argumentativa, narrativa ou dissertativa, no formato manuscrita ou digitada, ser inédita e possuir no mínimo vinte e no máximo trinta linhas. A categoria “Poesia” deve também conter um título, ser de livre criação, inédita e que demonstre domínio de linguagem e recursos poéticos, além de poder ser apresentada no formato manuscrita ou digitada, com no máximo duas laudas, e estar de acordo com o tema proposto.

Para a categoria “Desenho” serão aceitos os que apresentem título, podendo ser de escolha livre: charges, ilustrações, ou caricaturas produzidos a mão. Devem possuir apenas uma lauda e apresentar um resumo explicativo da produção, com no máximo vinte linhas e de acordo com o tema apresentado. Já para “Fotografia”, serão aceitas as que apresentarem um título, serem coloridas ou em preto e branco. Não há limite de tamanho ou de resolução, mas devem apresentar um resumo explicativo da produção, com no máximo vinte linhas, e também estar de acordo com o tema sugerido.

Todas e qualquer produção, independente da categoria, devem fazer referência sobre obras ou trechos destas, livros ou seus títulos, lugares, acontecimentos, imagens, memórias ou outros aspectos que estejam diretamente relacionados à vida e a obra do escritor maranhense Josué Montello. Os participantes devem ser estudante do Ensino Médio da rede estadual de ensino, regularmente matriculados. Cada um poderá apresentar uma única proposta em apenas uma das modalidades, e indicar um professor (da rede estadual) como orientador no desenvolvimento da sua produção artística ou literária.

O processo de julgamento e seleção acontecerá  em duas etapas: Enquadramento – Onde será realizada por técnicos da SEDUC e da SECTUR, que farão a pré-análise das propostas, quanto aos requisitos exigidos no concurso; Avaliação – Com análise quanto à qualidade estética e conceitual da produção artística ou literária. Será realizada por uma Comissão Julgadora indicada pelos Secretários de Estado da Cultura e da Educação. A análise das produções terá por base os critérios e pesos que podem chegar a 10 pontos (adequação ao tema proposto), 20 pontos (criatividade e originalidade) e 30 pontos (qualidade da obra). Serão selecionadas as três melhores produções por cada categoria, considerando o somatório simples de pontuação, e os autores receberão, consequentemente, um Notebook e livros (1º lugar), Celular e livros (2º lugar) e somente livros (3º lugar). Enquanto as escolas, cujos estudantes forem premiados, receberão o prêmio no valor de R$ 4.000,00 (quatro mil reais), não cumulativo e repassados via Caixa Escolar. Já os professores orientadores dos alunos premiados, receberão uma placa de reconhecimento, além de livros para qualificar o seu acervo literário.

Os formulários de inscrição no concurso e o edital estão disponíveis nos endereços eletrônicos: www.cultura.ma.gov.br e www.educacao.ma.gov.br. A divulgação dos resultados será no dia 16 de novembro e a cerimônia de premiação, até 30 dias após a divulgação dos resultados finais.

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar

Nossos Parceiros