Home » , , , , , » Grupo de autoras de Teresina (PI) organiza obra com artigos que discute questões sociais e políticas

Grupo de autoras de Teresina (PI) organiza obra com artigos que discute questões sociais e políticas

Por: J. B. Novare Em: 21/08/2017

Lançado nesta segunda-feira (21) no auditório do Tribunal de Justiça (TJ/PI) na cidade de Teresina (PI), a obra “Mulheres - Desvelando O Cotidiano E Seus Múltiplos Desafios”, organizada por Marcela Castro Barbosa e Noélia Castro de Sampaio, com participação de mais quatro mulheres (Karla Oliveira, Maria Helena Soares, Macilane Gomes e Naira Cibeli), é um livro publicado pela Editora PoloBooks e aborda questões relacionadas à Justiça, às Políticas Públicas, Violência de Gênero, a violência obstétrica e o empoderamento e direitos humanos. Possui cerca de 88 páginas e está por R$ 25,00, sob encomenda com as autoras.

“Mulheres - Desvelando O Cotidiano E Seus Múltiplos Desafios” trata-se de uma coletânea de artigos preparados por Karla Oliveira (Justiça), Maria Helena Soares e Macilane Gomes (Politicas Públicas), Marcela Castro Barbosa (Violência de Gênero, no que consiste às consequências da violência conjugal na vida das mulheres/mães e seus filhos) e Naira Cibeli (violência obstétrica). O quatro capítulo da obra fala sobre empoderamento e direitos humanos (Noélia Sampaio), com o intuito de evidenciar situações vivenciadas por mulheres em seu cotidiano e a necessidade de provocar reflexões e mudanças na cultura patriarcal, especialmente em relação a certos comportamentos machistas e a praticas de violências cometidas contra as mulheres. 

Com o prefácio de Alice Bianchini (Doutora em Direito Penal - PUC-SP, Mestre em Direito -UFSC, Coordenadora do Curso de Especialização em Ciências Penais (Anhanguera - Uniderp/LFG), e Presidente do Instituto Panamericano de Politica Criminal – IPAN), o livro será divulgado também em encontros, feiras literárias, e pode ser adquirido por estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores, estudiosos, a sociedade civil organizada e poder público.

O livro surgiu da necessidade das autoras em reunir suas inquietações sobre diferentes realidades vivenciadas por mulheres, que cotidianamente enfrentam situações de violências, discriminações, preconceitos, ameaças e desigualdades de gênero. Seja no ambiente doméstico e familiar ou no espaço público, muitas vezes chegando a situações mais graves, como o feminicídio.

Marcela Castro Barbosa é Socióloga, Professora e Mestra em Sociologia pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. Pesquisa e estuda as linhas de gênero, geração e violência de gênero.  Atua em projetos e ações voltada ao direito das mulheres, juntamente com as demais autoras. Outras autoras da obra são: Noélia Sampaio (advogada e professora), Karla Oliveira (advogada e membra da CMA/OAB-PI), Maria Helena Soares (Secretária Executiva da SMPM/PMT e advogada), Macilane Gomes (Assistente Social e Secretária Municipal de Politicas para Mulheres – PMT) e Naira Cibele (Educadora Perinatal e Doula). Todas residente na cidade de Teresina (PI) e atuam no enfrentamento da violência de gênero.

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar

Nossos Parceiros