Home » , , , , , » Entrega do Prêmio Jovem Autor 2017 da cidade de Joinville (SC) será nesta sexta, Dia do Estudante

Entrega do Prêmio Jovem Autor 2017 da cidade de Joinville (SC) será nesta sexta, Dia do Estudante

Por: J. B. Novare Em: 10/08/2017

A cerimônia de entrega do Prêmio Jovem Autor 2017, organizado pela Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Joinville (SC), acontecerá nesta sexta-feira, dia 11 de agosto. Realizado em duas fases, o concurso foi dividido em cinco categorias: Desenho - para crianças do 1º ao 3º ano do fundamental; Carta - para crianças do 4º e 5º ano; Poema - para crianças do 6º e 7º ano; Crônica - para jovens do 8º e 9º ano; e Artigo de Opinião - para jovens do Ensino Médio, independentemente do ano. Foram selecionados 15 alunos, que serão conhecidos na sessão solene desta sexta, Dia do Estudante, no Plenário da Câmara Municipal.

O lançamento oficial do “Prêmio Jovem Autor 2017” ocorreu no dia 12 de março, e a primeira fase foi a escolar, onde as escolas participantes selecionaram entre os seus alunos os textos/desenhos que seriam enviados para a segunda etapa, que foi a fase municipal, na qual os trabalhos previamente selecionados pelas escolas foram avaliados por uma comissão independente, designada pela Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Joinville.

O Prêmio Jovem Autor é um concurso de redação e desenho entre alunos das escolas da rede pública e particular da cidade de Joinville, proposto pelo vereador Rodrigo Fachini e organizado pela Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Joinville. O tema do concurso é "Ação Política, Uma Responsabilidade Social", e como subtema "Sustentabilidade: Qual a Minha Contribuição Para Tornar o Meu Bairro Melhor". Assuntos que auxiliam a conscientizar desde o ensino fundamental sobre os direitos e deveres do cidadão, e também a refletir porque muitos deles não se efetivam na prática.

O Prêmio Jovem Autor está em sua terceira edição e recebeu mais de 20 mil trabalhos inscritos este ano, o dobro de trabalhos apresentados no ano passado. Para a elaboração dos trabalhos, alunos matriculados no ensino fundamental e ensino médio tiveram a oportunidade de debater o tema cidadania nas escolas de Joinville. O certame contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Estadual de Educação e do Sindicato das Escolas Particulares do Estado (SINEPE/SC).

Os vencedores das cinco categorias receberão cada um, respectivamente: 1 notebook (1º lugar), 1 tablet de 10.1 polegadas (2º lugar); 1 tablet de 7 polegadas (3º lugar); e mais a Medalha de Mérito "Professora Herondina Vieira". O primeiro colocado na categoria "Artigo de Opinião" vai ganhar ainda uma viagem cultural para o Museu da Língua Portuguesa, na cidade de São Paulo (SP). Aos professores orientadores responsáveis pelos alunos classificados em 1º lugar será concedido uma viagem cultural (São Paulo) pelo período de dois dias e um diploma outorgado pela Câmara de Vereadores de Joinville.

Os objetivos do concurso: é estimular a reflexão entre estudantes dos ensinos fundamental e médio do município de Joinville, bem como a construção de pensamentos, a respeito de temas relevantes para a sociedade; fomentar hábitos de leitura, escrita e de criação artística; desenvolver o pensamento crítico, a pesquisa, a criatividade e a originalidade; criar a oportunidade para revelar e valorizar talentos em meio à comunidade escolar joinvilense.

A Escola do Legislativo é um Programa Institucional da Câmara de Vereadores de Joinville que oferece capacitação para servidores públicos, agentes políticos, cidadãos e estudantes. Foi criada em 2011 e hoje é responsável pelos projetos: Câmara Mirim, Legislativo Vai à Escola, Conhecendo o Legislativo e o Prêmio Jovem Autor.

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar

Nossos Parceiros