Home » , , , , » Grupo de professores organiza obra com estudo sobre os desafios das políticas públicas no Brasil

Grupo de professores organiza obra com estudo sobre os desafios das políticas públicas no Brasil

Por: J. B. Novare Em: 26/07/2017

A obra “Os Desafios Das Políticas Públicas No Brasil: Um Olhar Interdisciplinar”, lançada em maio deste ano no Rio de Janeiro - RJ, é uma publicação que preenche várias lacunas da literatura sobre políticas públicas. O livro foi organizado pelos autores Andrés Del Rio e Silmara Lídia Marton, com participação de vários outros autores. A obra foi publicada pela Editora CVR, com cerca de 246 páginas e está disponível para estudantes, professores e pesquisadores, ou quaisquer interessado, por R$ 39,90 no site da editora (Aqui).

A publicação tem inúmeros méritos. O primeiro é que o livro é destinado aos alunos dos cursos de graduação criados a partir do Programa Reuni e que são voltados para a área de governo em geral e das políticas públicas em particular. Após a criação desses cursos, ficou clara a necessidade de esforços por parte de seus professores no sentido de reunir textos básicos que pudessem traduzir, com clareza, simplicidade, mas com conteúdo, as principais noções e abordagens temáticas e metodológicas dessa área disciplinar que aportou no Brasil apenas muito recentemente.

O Curso de Políticas Públicas, criado em 2013 no Campus de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense, é uma dessas graduações e de onde são oriundos os autores dos diversos capítulos. O segundo é que os autores dos capítulos que compõem o livro são, na sua maior parte, jovens professores e pesquisadores do Curso de Políticas Públicas. O livro é, assim, resultado da experiência em sala de aula de um corpo docente comprometido com a difusão do conhecimento para um público – os graduandos - muitas vezes esquecido da produção acadêmica. O terceiro é que a coletânea reflete duas das principais características da área de políticas públicas – a multidisciplinariedade e a abrangência de temas. São abordados conteúdos de áreas disciplinares como História, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Ciência Política e Administração Pública, assim como diferentes métodos de análise.

A coletânea é uma importante contribuição para o campo das políticas públicas e deve passar a ser referência nos cursos de graduação das diversas áreas de conhecimento através das quais as políticas públicas são analisadas. A partir dela, espera-se que o grupo de autores/professores continue a produzir novos textos que iluminem mais e melhor esse campo do conhecimento e que prossigam estimulando a leitura dos graduandos. Celina Souza - UFBA.

“No ano 2015, conjuntamente com Silmara Marton nasceu a ideia de fazer o livro. Por vários motivos. Em primeiro lugar, por quase não existir livros feito por doutores e falando de suas pesquisas, de forma interdisciplinar, focalizado para alunos de graduação. Em segundo lugar, a ideia de colaborar com o debate dos alcances do campo de publicas, apoiando a visão interdisciplinar. No final do 2015 criamos o departamento de geografia e politicas publicas do IEAR-UFF, o livro fortalecia o dialogo e ponte entre as diferentes disciplinas dentro do campo de publicas no novo departamento. Além disso, mostrar a diversidade de visões na compreensão do campo de publicas”, destaca Andrés.

Andrés Del Rio é Professor Adjunto de Ciência Política do Bacharelado em Políticas Públicas da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR). Chefe do Departamento de Geografia e Politicas Publicas DGP-IEAR-UFF. Coordenador do Núcleo de Estudos sobre Estado, Instituições e Politicas Publicas, NEEIPP-UFF. Pós-Doutorado Junior do INCT-PPED, IE-UFRJ e IESP-UERJ. Foi Pesquisador Visitante na área de Ciência Política e Administração da Universidade de Salamanca, Espanha. Doutor em Ciências Políticas IESP-UERJ. Foi Visiting Assistant in Research, Political Science, Graduate School, Yale University. Mestre em Estudos Internacionais da Universidade Torcuato Di Tella, Argentina. Advogado, com especialização em Direitos Internacional Público da Faculdade de Direito e Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires, Argentina.

Silmara Lídia Marton é Professora Adjunta do Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense (IEAR-UFF), onde coordena o Curso de Pedagogia do mesmo Instituto. Possui Bacharelado e Licenciatura em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2002), Mestrado (2005) e Doutorado (2008) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É Coordenadora do DEVIR - Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação do IEAR-UFF. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia e Educação, atuando principalmente nos temas relativos à Ensino de Filosofia, Filosofia com Crianças, Autoformação, Escuta Sensível, Paisagens Sonoras e Ciências da Complexidade.

Os outros autores participantes do projeto são: Aline Menezes de Barros, Charles Eleotério Gama, Daniel Ganem Misse, Demian Bezerra de Melo, Elionaldo Fernandes Julião, Emanuelle A. Moreira Teodoro, Frederico Policarpo, Juan Vicente Bachiller, Laura Gonçalves Barão, Luciana Requião, Maria Aparecida Alves, Maria Onete Lopes Ferreira, Michael Chetry, Mirian Alves de Souza, Priscila Ermínia Riscado, Soraia Marcelino Vieira e Vinícius Boechat Tinoco.

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar

Nossos Parceiros

Publicidade/Livraria Parceira