Home » , , , , , , , , » Radiografias do próprio corpo compõe livro de poesias e fotografias performáticas da autora Maria Giulia Pinheiro

Radiografias do próprio corpo compõe livro de poesias e fotografias performáticas da autora Maria Giulia Pinheiro

Por: J. B. Novare Em: 25/05/2017

Maria Giulia Pinheiro, dramaturga e escritora com mais duas obras publicadas, traz ao público o seu mais novo livro. Publicado pela Editora Urutau, “Avessamento” é o mais recente trabalho da autora, e será lançado neste fim de semana em São Paulo-SP. O livro será apresentado a partir das 16 horas no Bar Baderna (Rua Oscar Freire, 2.529, Pinheiros), no próximo domingo, dia 28 de maio.

Esse é o terceiro livro da autora, e é composto de poemas e fotografias performáticas em que ela mesma aparece de diversas formas compondo com radiografias e outros exames das suas costelas e pulmões. Os poemas têm como mote, experiências de transformações em “Avessos” para descrever situações diversas. Nele, Maria Giulia Pinheiro se metamorfoseia de animais (barata, lobo, pomba) e também de objetos e fenômenos da natureza, sempre colocando uma outra forma de existência (ou de leitura da existência) possível para a realidade cotidiana.

Palavra que cobre de músculo o sentimento. 
Literatura para engolir aos poucos, comer com cuidado, precaução para não vomitar demais.
Linguagem que é nudez maior do que a pele.
Pele arranca–se, Desejo, não.  
Essa gente, essa gente achando que boceta aberta é risco,
Ave,
Não sabe que risco maior é de caneta.
Escrever com a boceta aberta,
Ler com o peito rasgado,
E costurar com a linguagem as marcas dos nossos corpos.
Eis o que desejo da arte: risco”, trecho do poema que abre a obra.

Outro trabalho da autora é “Alteridade”, publicado sob o selo do Burro, em 2016. O livro é um poema longo em que uma mulher narra em primeira pessoa o estupro que ela viveu e a trajetória até a superação do trauma. Neste processo, ela perpassa as diversas camadas desta sociedade que reforça a lógica da violência contra a mulher, até encontrar uma nova forma de enxergar para a sombra. A obra é um livro-performance, em que todos os exemplares são numerados e possuem intervenções feitas um a um pela autora.

Maria Giulia Pinheiro é autora de “Da Poeta Ao Inevitável”, pela Editora patuá em 2013, e “Alteridade”, pelo Selo do Burro, em 2016. Também é dramaturga dos espetáculos “Mais Um Hamlet”, “Alteridade” e “Bruta Flor do Querer”. É fundadora do grupo Companhia e Fúria, em que atua, dirige e escreve. Criadora e organizadora do Zona Lê Mulheres, um sarau em que todos podem ler, desde que textos escritos por mulheres. Formou-se jornalismo pela Fundação Cásper Líbero e atriz pelo Teatro Escola Célia Helena, especializou-se em Roteiro para TV na Academia Internacional de Cinema e é pós-graduanda no curso “Arte na Educação: Teoria e Prática” – ECA/USP. Aos interessados em adquirir o seu mais novo livro “Avessamento”, podem entrar em contato com a própria autora pelo e-mail magiuppinheiro@gmail.com ou no site da editora.

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar

Nossos Parceiros