Home » , , , , , , » Biografia não autorizada de Caetano Veloso será lançada nesta quarta no Rio

Biografia não autorizada de Caetano Veloso será lançada nesta quarta no Rio

Por: J. B. Novare Em: 02/05/2017

“Caetano, Uma Biografia” é a primeira biografia não autorizada lançada no Brasil após a mudança da Lei pelo STF, em 2015. Por coincidência, o livro será lançado no ano dos 50 anos da Tropicália e nos 75 anos de Caetano Veloso. A obra é um projeto organizado pelo poeta e compositor Carlos Eduardo Drummond, e o engenheiro Marcio Nolasco.

O lançamento ocorrerá nesta quarta-feira (03) na Livraria da Travessa (Shopping Leblon) no  Rio de Janeiro (RJ) a partir das 19 horas. Posteriormente o livro será lançado também na Livraria Saraiva do Shopping Salvador, no dia 10 em Salvador (BA) às 19 horas, e na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (Av. Paulista 2073) em Bela Vista (SP) no dia 13 de maio, com sessão de autógrafos às 16 horas e às 17 horas o Pocket Show “Cantora Gil Canta Caetano”.

Em resumo, o elevado número de publicações a respeito de Caetano Veloso sugere a existência de um esforço coletivo para documentar em livros os fatos mais importantes de sua vida e carreira. A maioria deles, porém, aborda quase exclusivamente a fase Tropicalista. O valor inegável do movimento revolucionário, suas causas e consequências, de fato são merecedores de textos cuidadosos. Por outro lado, a vida de Caetano Veloso, anterior e posterior ao advento da Tropicália, além de ser igualmente importante, é também imprescindível para compreender o cantor e a própria Tropicália.

“Caetano, Uma Biografia” é um livro abrangente, que conta a história completa do carismático músico brasileiro, passando por todas as suas fases com igual peso, permitindo ao grande público entender e conhecer um pouco mais sobre Caetano Veloso. O livro conta a origem de uma infinidade de canções, os bastidores das gravações, mas também fala da relação de Caetano com o cinema, as artes plásticas, o teatro e a literatura. Aborda ainda a crítica, as polêmicas, as musas, os amores, os casamentos, os filhos, as grandes turnês internacionais. A obra conta com uma introdução de Roberto Menescal, um dos pais da bossa nova e referência na música brasileira.

O projeto da biografia do cantor vinha sendo construído desde 1997. E a ausência de biografias abrangentes de ídolos da música popular brasileira, como Roberto Carlos (primeira opção pensada pelos autores) e o próprio Caetano Veloso, foi o quem motivou os autores a escrever a obra. O livro agrada leitores de biografias e livros de não-ficção, com a história do país de pano de fundo, e também àqueles que gostam de música popular brasileira, e são fãs declarados de Caetano Veloso. A obra foi editada pela Editora Seoman, possui cerca de 544 páginas e está à venda por um preço que varia entre R$ 49,50 e R$ 59,50 nas principais livrarias brasileiras e pela internet. 

Drummond à esquerda, Nolasco, à direita.
Carlos Eduardo Drummond é poeta, compositor de sambas-enredo do G.R.E.S, Imperatriz Leopoldinense (coautor dos sambas de 2011, ganhador do Estandarte de Ouro, e de 2013). Além de escritor, também é considerado biógrafo. Embora receba renda de cada uma dessas atividades, Carlos não vive exclusivamente delas. É servidor público federal da Fundação Nacional de Artes - FUNARTE, ligada ao Ministério da Cultura. Dentre os seus trabalhos anteriores estão: “Borboleta Cor de Areia”, em 1996; “Pequenos Sons” (de sonetos), em 2003, ambos pela Litteris Editora; e a ficção fantástica “Dreamaker - O Realizador de Sonhos”, em 2010, livro que escreveu em forma de desabafo pelo fato de não poder ter publicado a biografia de Caetano em 2004.

Marcio Nolasco é funcionário público e atualmente mora no Rio de Janeiro. É casado com a cantora e professora de música Tatiana Pinheiro, e formado em Engenharia de Produção pela UFRJ. Filho de mãe baiana e pai carioca e aviador da FAB, desde cedo cativou sua curiosidade pelo mundo e já teve boas aventuras pelo planeta, das quais se destacam os dois anos em que viveu e trabalhou na África. Fez bons cursos de Literatura e Roteiro, destacando-se ensinamentos aprendidos com Ruy Castro, Domingos de Oliveira, Fernando Morais, Joaquim Assis, Luis Carlos Maciel, Tiago Santiago, entre outros.

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar

Nossos Parceiros