Home » , , , » Conheça o Clube da Leitura da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto

Conheça o Clube da Leitura da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto

Por: J. B. Novare Em: 19/01/2017


O Clube da Leitura da Fundação do Livro e Leitura da cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo, dará inicio aos encontros de rotina neste sábado, dia 21 de janeiro. Os organizadores aguardam os antigos e novos participantes a partir das 16h na sede da entidade, localizada na Rua Professor Mariano Siqueira, número 81, no bairro Jardim América.
O livro escolhido para o encontro, deste sábado, é o romance “A Abadia de Northanger” de Jane Austen (1775-1817), uma obra que só foi publicada em 1818, um ano após seu falecimento. “A Abadia de Northanger” é o livro com leitura leve e cômico, de uma das escritoras mais lidas de todos os tempos.

O clube de leitores costuma atrair jovens e adultos de diferentes idades, e não tem exigências para participação, se homem ou mulher, criança ou idoso. O espaço é livre e podem participar todos da comunidade local e da região. Bastando apenas confirmar a presença pelo telefone (16) 3911-1050 ou pelo e-mail: contato@fundacaodolivroeleitura.com.br.

Esta é uma ação que faz parte do Plano Anual da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, financiado pelo PROAC e com apoio de empresas e entidades. E objetiva proporcionar a experiência da leitura compartilhada, com espaço para debater e refletir sobre as diferentes nuances de textos literários. Sendo uma forma de estimular a leitura e passear por narrativas de diversos autores e estilos.


 A Organizadora do Clube

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho.  Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividade durante todo o ano. Se mantendo apenas com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

A diretoria é eleita para um mandato de dois anos, sob o acompanhamento do Conselho Fiscal.  Com nova diretoria, a Fundação se prepara para implantar uma nova política de atuação em Ribeirão Preto e em outras cidades, com projetos na área de formação de professores e mediadores de leitura. Atualmente, a diretoria da Fundação é representada pela jornalista, educadora e escritora, Adriana Silva na presidência, Edgard de Castro (advogado e cineasta) como 1º vice-presidente e Nelson Jacintho (médico e escritor) como o 2º vice-presidente. Além de equipe com oito profissionais, um conselho com 22 membros e prestadores de serviços na área de comunicação.

O Clube conta ainda com uma curadoria de perfil jovem, para estimular novos caminhos para leitura deste público, sob o monitoramento da bibliotecária Gabriela Bazan Pedrão, doutoranda em Ciência da Informação pela Unesp.

0 Comentários:

Postar um comentário

pesquisar

Nossos Parceiros

Publicidade/Livraria Parceira